12/09/2024 (21) 979164559

Geral

OFERTAS NA SHOPPE - local1

Caixas-pretas do voo 2283 da Voepass são abertas para análise; Relatório preliminar esperado em 30 dias

A FAB informou ainda que o trabalho de investigação está sendo realizado por funcionários do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos

Por Redação 11/08/2024 às 04:57:15

Caixa preta da aeronave que caiu em Vinhedo (SP). ?- Foto: Divulgação/FAB

Neste sábado (10), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) iniciou a abertura das caixas-pretas do voo 2283 da Voepass Linhas Aéreas. A análise dos gravadores de voz da cabine e de dados do voo começou no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo, em Brasília. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o trabalho de investigação está em andamento e deve ser concluído dentro de 30 dias, quando será divulgado o Relatório Preliminar de Acidente Aeronáutico. Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!


A aeronave turboélice da marca francesa ATR, operada pela Voepass, caiu em Vinhedo, no interior paulista, pouco depois das 13h20 da sexta-feira (9). A queda ocorreu a cerca de 70 quilômetros do destino final do voo, Guarulhos (SP). O acidente resultou na morte de todas as 62 pessoas a bordo, incluindo quatro tripulantes, e não houve sobreviventes.


De acordo com o Cenipa, a investigação está sendo conduzida em colaboração com o Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), sediado em São Paulo. A análise das caixas-pretas envolve a extração e degravação dos dados para examinar detalhadamente as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos. Também será realizada uma revisão minuciosa dos componentes, equipamentos, sistemas e infraestrutura da aeronave.


"Neste estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas e infraestrutura, entre outros," destacou a FAB.


O objetivo desta fase é entender melhor as circunstâncias que levaram ao acidente e identificar possíveis causas. A análise dos gravadores é fundamental para fornecer uma visão mais clara do que ocorreu durante os momentos críticos antes da queda da aeronave.


O Cenipa e o Seripa IV continuam trabalhando de forma ininterrupta para avançar na investigação e oferecer respostas precisas sobre o trágico acidente, com a expectativa de apresentar o Relatório Preliminar em um mês.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias


Comunicar erro
Comentários
Acompanhantes GoianiaUniversitarias CLub