02/12/2024 (21) 979164559

PolĂ­cia

Procon apreende mais de 270 litros de óleos lubrificantes irregulares em um galpão de Bonsucesso

O responsĂĄvel pelo estabelecimento foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos

Por Redação 14/08/2024 às 18:41:56

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (19), o Procon-RJ, a AgĂȘncia Nacional do Petróleo, GĂĄs Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) realizaram uma operação de fiscalização em distribuidores de óleos lubrificantes na Zona Norte do Rio de Janeiro. A ação visou combater a venda irregular desses produtos e ocorreu após denúncias sobre irregularidades no setor. Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

Durante a operação, foram inspecionadas quatro lojas especializadas em óleos lubrificantes. Em um galpão distribuidor localizado em Bonsucesso, foram apreendidos mais de 270 litros de óleo. O responsĂĄvel pelo local foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos sobre as irregularidades encontradas.

Os fiscais descobriram produtos vencidos e óleos que não possuíam o devido registro da ANP ou apresentavam registros falsificados. Segundo CĂĄssio Coelho, presidente do Procon-RJ, a presença desses produtos no mercado representa um risco significativo para os consumidores, que podem enfrentar prejuízos materiais devido à falta de qualidade dos itens.

De acordo com Coelho, esses produtos são considerados impróprios conforme o artigo 18, parĂĄgrafo 6?, II e III do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece que produtos fora do prazo de validade ou com informações enganosas são prejudiciais aos consumidores. Além disso, o presidente do Procon-RJ ressaltou a importância da transparĂȘncia na informação ao consumidor, que deve ser capaz de verificar se o produto é devidamente registrado.

"É importante que os consumidores verifiquem se o produto tem o registro na ANP e que consultem no site da agĂȘncia, na seção de lubrificantes, o registro vĂĄlido. Estamos em busca dos fornecedores desses produtos," afirmou Coelho.

Os produtos vencidos encontrados durante a fiscalização serão descartados de maneira ambientalmente correta, conforme as normas de gestão de resíduos. Esta operação segue uma ação anterior realizada em maio, quando o Procon-RJ apreendeu mais de 1300 litros de óleos automotivos impróprios.

O presidente do Procon-RJ alertou sobre a continuidade das ações de fiscalização: "Vamos ter outras operações nesse sentido. É mais uma modalidade de fraude que consumidores e órgãos de proteção precisam ficar atentos. Sempre que desconfiarem, podem registrar uma denúncia através dos nossos canais de comunicação."

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsĂĄvel e que vocĂȘ pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias

Comunicar erro
ComentĂĄrios