13/09/2024 (21) 979164559

Entretenimento

Maestro petropolitano é convidado para conduzir orquestra na Geórgia

Rafael Barros Castro foi um "canarinho" e agora terá sua estreia no exterior

Por Redação 14/08/2024 às 18:53:44

Maestro petropolitano Rafael Barros Castro - Foto: Divulgação / Renato Mangolin

A convite da Orquestra Estatal de Tbilisi e da Embaixada do Brasil na Geórgia, o maestro da Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro (OSRJ), Rafael Barros Castro, vai conduzir um concerto totalmente dedicado à música brasileira. Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

A Música Popular Brasileira é uma grande paixão do maestro Rafael Barros Castro. Tudo começou ainda na infância, aos oito anos de idade. Nascido e criado em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, Rafael foi um "canarinho", apelido dado aos meninos que passam a fazer parte do tradicional grupo Canarinhos. Foi nessa época em que ele teve a oportunidade de conhecer diversos ritmos, começando pela música clássica. Mas não teve jeito, quando os ritmos brasileiros entraram para o repertório, ele se encantou. E por causa dessa formação diversa, que começou quando criança, hoje o maestro atua nas duas áreas, clássica e popular. Levando música para um público variado e, principalmente, mostrando que a música é para todos.

O concerto na Geórgia é uma oportunidade e tanto para mostrar a potência e a riqueza da música brasileira e de seus músicos. "Sounds of Rio" foi o nome escolhido para o concerto, que vai ser realizado na Grande Sala do Conservatório Estatal de Tbilisi, em setembro. No programa estão obras de Villa-Lobos, Guerra-Peixe e clássicos da bossa nova, com arranjos do próprio maestro para obras de Tom Jobim, Sivuca e Zequinha de Abreu. No concerto, haverá ainda a execução - em primeira audição mundial - de "When the Mountains Embrace", peça encomendada pela Embaixada brasileira ao maestro Rafael como parte do programa que celebra a música brasileira e a amizade entre o Brasil e a Geórgia.

Para o maestro, "fazer um concerto como esse é quase que um trabalho diplomático. Você está representando seu país através da música. E isso é espetacular".

Os anfitriões fizeram alguns pedidos ao maestro, como Wave e Dindi, do compositor Tom Jobim; Mas que nada, de Jorge Ben Jor; e Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. "Eles conhecem muito a nossa música também. São muito estudiosos e têm um apreço muito grande pela música popular brasileira", concluiu o maestro, que garantiu que os pedidos foram anotados e vão fazer parte do repertório.

E para quem está acostumado com as performances do maestro junto à OSRJ, não será diferente em território estrangeiro. Além da regência, o público vai conferir solos do multi-instrumentista ao piano, gaita cromática, percussão e voz.

Local: Grande Sala do Conservatório Estatal de Tbilisi (Geórgia). Dia: 10 de Setembro de 2024, às 20h.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias

Comunicar erro
Comentários
Acompanhantes GoianiaUniversitarias CLub