12/09/2024 (21) 979164559

PolĂ­tica

Câmara dos Deputados recomenda cassação de Chiquinho Brazão após Relatório de ética

A votação no PlenĂĄrio representarĂĄ um passo decisivo na apuração das responsabilidades e nas consequĂȘncias para o deputado

Por Redação 28/08/2024 às 14:57:37

Chiquinho Brazão - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Nesta quarta-feira (28), o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados recomendou, por 15 votos a favor e 1 contra, a cassação do mandato do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ). A decisão segue a investigação que o vincula ao caso da morte da vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada em março de 2018. Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

O único voto contrĂĄrio à cassação foi do deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ), enquanto o deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) se absteve da votação. A recomendação, aprovada pela maioria do Conselho, baseia-se no relatório da deputada Jack Rocha (PT-ES), que destacou condutas incompatíveis de Brazão com o decoro parlamentar. Rocha apontou provas "robustas" de que o deputado teria cometido "irregularidades graves" e considerou "verossímil" a conclusão da Polícia Federal (PF) e da Procuradoria-Geral da República (PGR) de que Brazão seria um dos mandantes da execução de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Para que a cassação de Chiquinho Brazão se concretize, a decisão do Conselho de Ética precisarĂĄ ser aprovada pelo PlenĂĄrio da Câmara dos Deputados, onde são necessĂĄrios pelo menos 257 votos dos 513 deputados. A votação no PlenĂĄrio representarĂĄ um passo decisivo na apuração das responsabilidades e nas consequĂȘncias para o deputado.

Chiquinho Brazão, que sempre negou qualquer envolvimento no assassinato, reiterou nesta quarta-feira que é "inocente" e afirmou ter sido amigo de Marielle Franco durante o período em que ambos foram vereadores na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A defesa do parlamentar ainda pode recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara para contestar a recomendação de cassação.

A recomendação do Conselho de Ética e o subsequente processo de cassação são aguardados com grande expectativa, refletindo a gravidade das acusações e a busca por justiça no caso que chocou o Brasil e teve ampla repercussão nacional e internacional.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsĂĄvel e que vocĂȘ pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias








Comunicar erro
ComentĂĄrios
Acompanhantes GoianiaUniversitarias CLub