Nesta quarta-feira, 11 de setembro, a Quaest divulgou uma pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, encomendada pela Super RĂĄdio Tupi. O levantamento, realizado entre os dias 6 e 9 de setembro, revela uma clara vantagem para o atual prefeito Capitão Nelson (PL), que lidera com uma expressiva vantagem no cenĂĄrio estimulado, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores. Receba notĂcias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!
De acordo com a pesquisa, Capitão Nelson obteve 75% das intenções de voto, posicionando-se de forma robusta para uma possĂvel vitória no primeiro turno. Em segundo lugar, Dimas Gadelha (PT) conquistou 9% das intenções. A vantagem do atual prefeito, se confirmada nas urnas, garantiria sua reeleição sem necessidade de segundo turno.
O candidato Professor Josemar (PSol) estĂĄ em terceiro lugar com 4% das intenções de voto. Jaqueline Pedroza (Novo) e Viviane Carvalho (Mobiliza) registraram 1% cada. Reginaldo Afonso (PSTU) não obteve pontuação na pesquisa.
A pesquisa também indica que 3% dos eleitores ainda estão indecisos, enquanto 7% manifestaram a intenção de votar em branco, nulo ou de não comparecer às urnas. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, com um nĂvel de confiança de 95%. A pesquisa estĂĄ registrada na Justiça Eleitoral sob o nĂșmero RJ-02035/2024.
Liderança de Capitão Nelson por GĂȘnero e Religião
O levantamento revela que Capitão Nelson mantém sua liderança tanto entre homens quanto mulheres. Entre o eleitorado feminino, ele possui 75% das intenções de voto, enquanto entre os homens o apoio é de 74%. Dimas Gadelha, por sua vez, obteve 9% das intenções de voto entre as mulheres e 10% entre os homens.
Entre os grupos religiosos, Capitão Nelson também se destaca. Entre os eleitores católicos, ele possui 75% das intenções de voto. O apoio é ainda maior entre os evangélicos, onde o percentual sobe para 82%. No grupo dos que pertencem a outras religiões, ele tem 62% de apoio, e entre os eleitores sem religião, seu apoio é de 68%.
Dimas Gadelha aparece em segundo lugar em termos de apoio religioso, com 6% entre católicos e 7% entre evangélicos. Entre os eleitores de outras religiões, Gadelha tem 19% de apoio, e entre os que não tĂȘm religião, ele registra 14%. Professor Josemar e os demais candidatos apresentam percentuais mais baixos em todos os segmentos religiosos analisados.
Indecisos e Votos Brancos/Nulos
A pesquisa também aponta uma variação nos percentuais de indecisos e votos brancos/nulos entre diferentes grupos. O percentual de indecisos varia de 3% a 5%, dependendo do grupo, e os votos brancos, nulos ou de abstenções variam de 1% a 11%.
O cenĂĄrio atual revela uma forte posição de Capitão Nelson, refletindo sua ampla aceitação entre diversos segmentos da população de São Gonçalo. À medida que a eleição se aproxima, o desafio para os outros candidatos serĂĄ capitalizar sobre as parcelas de eleitores indecisos e aqueles que manifestaram intenção de votar em branco ou nulo.
---
São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsĂĄvel e que vocĂȘ pode confiar.
Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google NotĂcias