Na manhã desta quinta-feira (12), a Polícia Federal (PF) deflagrou a operação Teatro Invisível, que resultou na prisão de quatro pessoas acusadas de integrar uma quadrilha responsĂĄvel por disseminar notícias falsas sobre candidatos à prefeitura em mais de 10 municípios do Rio de Janeiro. A operação também cumpriu 15 mandados de busca e apreensão em São João de Meriti, além de bloquear judicialmente os bens dos investigados. Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!
De acordo com as investigações, o grupo criminoso atuava de maneira coordenada para infiltrar-se em repartições públicas, onde realizava a divulgação de informações falsas com o objetivo de influenciar os resultados das eleições municipais. Cada membro da quadrilha recebia cerca de R$ 2 mil para participar da campanha criminosa, e alguns deles chegavam a ocupar cargos comissionados no poder público como recompensa por suas atividades.
O esquema envolvia a criação de relatórios diĂĄrios detalhados, onde era registrado o número de eleitores abordados, os votos em cada candidato e a quantidade de eleitores convertidos para o candidato beneficiado pelo esquema. Esse processo de aferição fazia parte de um planejamento estratégico da campanha de desinformação, que visava garantir a efetividade das ações.
Os suspeitos estão sendo investigados por diversos crimes, incluindo organização criminosa, desvio de funcionĂĄrios públicos, lavagem de dinheiro, assédio eleitoral e disseminação de notícias falsas. A operação Teatro Invisível segue em andamento, com a possibilidade de novos desdobramentos nas investigações.
---
São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsĂĄvel e que vocĂȘ pode confiar.
Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias