13/10/2024 (21) 979164559

PolĂ­tica

STF confirma permanência de Manoela Peres na Prefeitura de Saquarema e anula decisão do TJRJ

O relator do caso, ministro Dias Toffoli, destacou que o afastamento de Manoela em perĂ­odo eleitoral levantou sĂ©rias dĂșvidas sobre a legitimidade da ação

Por Redação 29/09/2024 às 10:33:41

Manoela Peres (DEM), prefeita de Saquarema. ïżœ- Foto: Divulgação/Prefeitura

Nesta semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) garantiu a permanĂȘncia de Manoela Peres (PL) na prefeitura de Saquarema, na Região dos Lagos, após anular a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) que havia afastado a prefeita de suas funções. A Segunda Turma da Suprema Corte, composta por cinco ministros, decidiu por unanimidade que o afastamento foi equivocado, desrespeitando a jurisprudĂȘncia vigente. Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!


O afastamento de Manoela ocorreu em agosto de 2024, em decisão do Desembargador Marco Antônio Ibrahim, do TJRJ, que gerou grande repercussão. Naquele mesmo mĂȘs, o ministro Dias Toffoli, do STF, concedeu uma liminar que permitiu o retorno imediato da prefeita ao cargo, alegando que a medida adotada pelo tribunal estadual se afastava dos padrões jurídicos estabelecidos.


Nesta nova etapa, a decisão foi ratificada pela Segunda Turma do Supremo. O relator do caso, ministro Dias Toffoli, destacou que o afastamento de Manoela em período eleitoral levantou sérias dúvidas sobre a legitimidade da ação. Segundo ele, tal medida colocou em risco a estabilidade democrĂĄtica e mostrou um possível uso do sistema jurídico como ferramenta de manobras políticas.


"O sistema jurídico estarĂĄ sendo usado como estratégia contra a ordem normativa vigente, sujeitando a estabilidade das instituições democrĂĄticas a influxos de interesses partidĂĄrios ou eleitorais, entre outros", afirmou Toffoli, citando o artigo 37, § 4Âș, da Constituição Federal, e a Lei de Improbidade Administrativa (Lei nÂș 8.429/92).


Apesar da decisão favorĂĄvel à prefeita, a proposta de Toffoli para acionar a Corregedoria Nacional de Justiça com o objetivo de investigar as circunstâncias do afastamento de Manoela Peres não foi acatada pelos demais membros da Segunda Turma, sendo rejeitada por trĂȘs votos a dois.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsĂĄvel e que vocĂȘ pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias

Comunicar erro
ComentĂĄrios