11/10/2024 (21) 979164559

Cidades

Baleia-jubarte é encontrada morta em praia de Cabo Frio

A Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio comunicou o caso ao Instituto BW e ao Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMM-Lagos)

Por Redação 30/09/2024 às 14:30:37

Equipes do Instituto BW e do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos foram acionadas para coletar material da baleia morta �- Foto: Instituto BW

Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na manhã desta segunda-feira (30) na praia de Unamar, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O encalhe do animal chamou a atenção de moradores e turistas, e as autoridades ambientais foram acionadas. Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!


A Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio comunicou o caso ao Instituto BW e ao Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMM-Lagos), que prontamente se deslocaram para o local com a finalidade de investigar as causas do óbito da baleia.


A equipe especializada já iniciou o processo de necropsia no animal. Segundo a médica-veterinária Paula Baldassin, do Instituto BW, o exame é essencial para entender as causas da morte. "Mesmo com o corpo em avançado estado de decomposição, muitas vezes é possível coletar informações valiosas que podem ajudar a identificar o motivo do encalhe e a morte", explicou Baldassin.


A presença de baleias-jubarte na costa brasileira é comum durante esta época do ano, quando os animais migram para águas tropicais para se reproduzirem. O encalhe de baleias é um fenômeno que pode ocorrer por diversos fatores, como doenças, colisões com embarcações ou até desorientação.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias

Comunicar erro
Comentários