Se você é daqueles motoristas que costuma reduzir bruscamente a velocidade ao avistar um radar de trânsito, é hora de repensar essa prática. Uma nova tecnologia de radares doppler já está em operação em 24 estados brasileiros e promete revolucionar a fiscalização de velocidade, tornando ineficaz essa tática comum. Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!
Diferente dos radares tradicionais, que dependem de sensores físicos no asfalto, os radares doppler utilizam ondas eletromagnéticas contínuas capazes de detectar infrações a até 100 metros de distância. Essa inovação impede que os condutores escapem de multas ao reduzirem a velocidade apenas ao se aproximarem dos radares, pois o monitoramento é feito de forma antecipada e precisa.
Além de monitorar várias faixas de trânsito ao mesmo tempo, os radares doppler vão além do controle de velocidade. Eles também são capazes de identificar uma série de infrações de trânsito, como:
Avançar o sinal vermelho
Utilizar o celular enquanto dirige
Fazer conversões proibidas
Trafegar na contramão
Parar sobre a faixa de pedestres
Essa capacidade de fiscalização ampliada coloca os radares doppler à frente dos sistemas anteriores, que se limitavam ao controle de velocidade. Outro benefício é a facilidade de instalação e manutenção, já que os dispositivos não exigem componentes físicos no asfalto, evitando a interrupção do fluxo de trânsito.
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) certifica e realiza verificações regulares nesses radares, garantindo sua precisão ao longo do tempo.
Atualmente, cerca de 1.700 faixas de trânsito em todo o Brasil já são fiscalizadas por esses dispositivos. Em São Paulo, eles estão em rodovias de grande movimentação, como a Washington Luís (SP-310), Luiz de Queiroz (SP-304) e Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225). Com a expansão dessa tecnologia, motoristas em todo o país devem ficar atentos e se adaptar a essa nova era de fiscalização.
---
São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias