Na tarde deste domingo (27), dez pessoas foram detidas pela PolĂcia Militar em frente ao Clube Naval de Charitas, na Zona Sul de Niterói, acusadas de praticar boca de urna. A ação, considerada crime eleitoral, consiste em promover, no dia das eleições, qualquer tipo de propaganda que influencie a escolha de eleitores, prĂĄtica proibida pela legislação para garantir a neutralidade do processo eleitoral. Receba notĂcias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!
As prisões foram realizadas após denĂșncias anônimas informando que um grupo estava abordando eleitores e distribuindo materiais de campanha nas proximidades do clube, um dos locais de votação mais movimentados da região. Ao chegarem no local, os policiais encontraram panfletos e outros materiais promocionais do candidato a prefeito Rodrigo Neves, caracterizando a boca de urna.
A prĂĄtica é definida pela Lei Eleitoral (Lei nÂș 9.504/97), que estabelece que toda e qualquer forma de propaganda é vedada nas proximidades das seções eleitorais no dia da votação, visando preservar a liberdade de decisão dos eleitores. A boca de urna é punĂvel com detenção de seis meses a um ano ou multa, ou ambos, dependendo da gravidade do ato.
Os suspeitos foram encaminhados para a 79ÂȘ Delegacia de PolĂcia, onde foram autuados por crime eleitoral. Os materiais apreendidos foram registrados como prova e o caso serĂĄ investigado para verificar a possĂvel existĂȘncia de outros envolvidos na ação.
---
São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsĂĄvel e que vocĂȘ pode confiar.
Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google NotĂcias