A partir das denúncias de consumidores que chegam pelos mais diversos canais de atendimento à população, a Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor (Sedcon), o Procon Estadual do Rio de Janeiro (Procon-RJ) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) desencadearam uma operação nesta quarta-feira (dia 6/11) em sete postos de combustíveis nas zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro e no município de São Gonçalo. Cinco estabelecimentos acabaram sendo autuados por irregularidades. Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo:
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Durante a ação conjunta dos fiscais, os agentes da Sedcon, Procon-RJ e ANP lacraram duas bombas de abastecimento e um tanque por diferentes irregularidades. Em dois bicos, a gasolina aditivada continha mais etanol do que o permitido pela ANP. Já em outros dois, o lacre foi necessário por estarem com "bomba baixa", ou seja, quando a quantidade de combustível abastecida é inferior a que está demonstrada no visor.
Os fiscais também encontraram produtos como frascos de lubrificantes com data de fabricação do ano de 2019, ou seja, impróprios para o uso, pois a validade é de apenas dois anos. Essa informação está descrita no próprio rótulo como orientação para não danificar e comprometer o bom funcionamento dos radiadores dos veículos.
O Secretário da Sedcon, Gutemberg Fonseca, faz um alerta aos consumidores da importância da denúncia ser efetivada pelos mais diversos canais de atendimento para que os órgãos possam direcionar essas operações de fiscalização, e que sejam cada vez mais frequentes e efetivas na proteção dos consumidores.
"A SEDCON e o Procon-RJ identificaram, através das redes sociais, que um posto de gasolina em Campo Grande estava aplicando golpes nos consumidores. Nossos fiscais foram até o local e encontraram produtos vencidos e outros sem qualquer especificação de validade. Em parceria com fiscais da ANP, também fiscalizamos outros estabelecimentos denunciados por meio dos nossos canais de atendimento, onde identificamos mais irregularidades. Isso reforça a importância do consumidor denunciar sempre que perceber algo suspeito, ajudando-nos a agir de forma rápida e eficaz," afirmou Gutemberg Fonseca.
Já o presidente do Procon-RJ, Marcelo Barboza, ressaltou a importância dessas operações para garantir a segurança do consumidor na hora de abastecer o seu veículo.
- Essas fiscalizações são muito importantes para coibir irregularidades e evitar prejuízos aos consumidores. A fraude de quantidade, por exemplo, ludibria o consumidor, que paga a mais por um combustível que, na realidade, não foi adquirido. Já as fraudes de qualidade, podem gerar problemas mecânicos nos veículos e causar prejuízos materiais – explicou Barboza.
A orientação tanto da Sedcon, quanto do Procon-RJ, é que os consumidores estejam frequentemente atentos aos serviços realizados em postos e, caso verifiquem alguma irregularidade, entrem em contato. Fala Consumidor: (21) 99336-4848 ou 0800-2020143 e dos canais do Procon-RJ via WhatsApp pelos números (21) 97915-4700 ou (21) 98104-5445 para possível averiguação nos locais.
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