02/12/2024 (21) 979164559

Geral

Chuva histórica em Salvador deixa mortos, feridos e desaparecidos

O bairro da Liberdade foi o mais afetado, com 74 ocorrências registradas, seguido pelas regiões do Cabula e Tancredo Neves, que somaram 65 pedidos de socorro

Por Redação 28/11/2024 às 09:21:57

Foto: Reprodução

A forte chuva que atinge Salvador desde o fim de semana provocou 342 ocorrências somente na quarta-feira (27), de acordo com a Defesa Civil (Codesal). Até as 22h, as solicitações de moradores incluem deslizamentos de terra, risco de desabamentos e alagamentos em várias regiões da cidade. Como consequência da chuva, uma pessoa morreu, três ficaram feridas e uma segue desaparecida após um deslizamento de terra. Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

O bairro da Liberdade foi o mais afetado, com 74 ocorrências registradas, seguido pelas regiões do Cabula e Tancredo Neves, que somaram 65 pedidos de socorro. Entre os problemas mais frequentes, destacam-se 161 deslizamentos de terra, 60 registros de risco de desabamento e 59 de risco de deslizamento.

Além disso, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) relatou cerca de 30 pontos de alagamento na cidade, complicando ainda mais a mobilidade. A Secretaria Municipal de Educação anunciou a suspensão das aulas em 13 escolas localizadas em áreas de risco, afetando mais de 1,7 mil alunos.

Ao longo do dia, as 14 sirenes instaladas em áreas de risco foram acionadas, orientando os moradores a se dirigirem a escolas municipais que funcionam como abrigos. A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) informou que seis pessoas estão acolhidas em abrigos temporários. Entre elas, uma idosa foi levada para a Escola Municipal Coração de Jesus, em Baixa do Cacau, e cinco pessoas (quatro adultos e uma criança) foram abrigadas na Escola Eufrosina Miranda, em Voluntários da Pátria.

Este é o novembro mais chuvoso em Salvador desde 1961, com 322 mm de chuva registrados entre os dias 1º e 27, quase três vezes mais que a média histórica do mês, que é de 108 mm. Apenas nas últimas 72 horas, a cidade registrou cerca de 200 mm de precipitação.

Dois deslizamentos de terra ocorreram em áreas periféricas entre os bairros de Saramandaia e Pernambués, deixando vítimas. Em Saramandaia, a vítima fatal foi identificada como Gerson Alexandrino Santos Júnior, de 23 anos. Segundo familiares, Júnior estava deitado em sua cama quando o deslizamento fez o imóvel desabar parcialmente. Os pais dele, um casal de idosos, estavam em outro cômodo da casa e não se feriram. Júnior era pai de duas crianças, que não estavam com ele no momento do acidente.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias

Comunicar erro
Comentários