Nesta sexta-feira (29), São Gonçalo foi palco de uma importante reunião polĂtica que reuniu figuras de destaque do cenĂĄrio nacional e estadual. O evento, promovido pelo deputado federal Altineu Côrtes (PL) em seu sĂtio na cidade, teve como objetivo fortalecer alianças e promover a integração entre os representantes polĂticos. O encontro contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, do senador FlĂĄvio Bolsonaro, do deputado federal General Pazuello, além de deputados estaduais, prefeitos e vereadores.
Entre os deputados estaduais que marcaram presença estavam Rodrigo Bacellar, MĂĄrcio Gualberto, Bruno Boaretto e Jair Bittencourt. O encontro também contou com a presença de secretĂĄrios do governo estadual, como Anderson Moraes (CiĂȘncias, Tecnologia e Inovação) e Douglas Ruas (Cidades), além de vĂĄrios prefeitos e vereadores eleitos e reeleitos nas Ășltimas eleições.
Altineu Côrtes, anfitrião do evento e presidente estadual do PL, ressaltou a importância de momentos como este para reforçar a união entre as diversas lideranças polĂticas. Ele destacou a relevância do diĂĄlogo no atual cenĂĄrio polĂtico do Brasil, especialmente após as recentes disputas eleitorais. Côrtes também aproveitou a oportunidade para criticar o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, por meio do Projeto de Lei Complementar (PLC) 186/2024, que altera a carga horĂĄria de servidores da educação e extingue a licença especial para os profissionais da ĂĄrea. "Traição é o que ele estĂĄ fazendo com os professores. Esperou ganhar a eleição para retirar direitos adquiridos", afirmou, em clara alfinetada ao gestor carioca.
O ex-presidente Jair Bolsonaro, figura central do evento, aproveitou a ocasião para relembrar sua trajetória polĂtica e reafirmar seu compromisso com os ideais de direita. "Aqui foi a minha vida profissional, aqui comecei minha vida de polĂtico também, aqui me elegi vereador em 1988. Eu sempre tive um sonho. Não é fazer diferente, é fazer o melhor para o paĂs. Nós temos um Brasil fantĂĄstico e temos que trabalhar isso aĂ", declarou Bolsonaro. O ex-presidente também aproveitou para destacar a importância de fortalecer a direita e centro-direita no Brasil. "Nós vamos vencer este momento e fazer com que a direita e a centro-direita voltem a comandar este paĂs", afirmou, deixando claro seu desejo de retomar a liderança polĂtica em um cenĂĄrio de polarização.
Outro participante de destaque foi o deputado federal General Pazuello, ex-ministro da SaĂșde e aliado de Bolsonaro. Pazuello usou o evento para reafirmar a força e a unidade do partido, principalmente em um momento de grande tensão polĂtica no Brasil. "Estamos unidos, estamos fortes e, principalmente, estamos vigilantes. Não vamos tolerar excessos, abusos de poder nem polĂticas equivocadas que tirem o paĂs da rota de desenvolvimento que iniciamos em 2019 com o presidente Bolsonaro", declarou o deputado, destacando o compromisso com a continuidade de um projeto de paĂs iniciado durante o governo do ex-presidente.
O evento também foi marcado pela participação de uma nova geração de lĂderes polĂticos que, eleitos nas Ășltimas eleições, buscam firmar seu espaço no cenĂĄrio nacional. Deputados estaduais como Rodrigo Bacellar, MĂĄrcio Gualberto e Bruno Boaretto reforçaram a mensagem de unidade e continuidade do trabalho iniciado por Bolsonaro, destacando a importância de ações que busquem o fortalecimento da segurança pĂșblica, da economia e da infraestrutura no estado do Rio de Janeiro.