Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Eleições 2020

Voto em branco não vai para quem está ganhando

Os votos em branco, assim como os nulos, não são considerados válidos


Foto: José Cruz/Agência Brasil

Com a aproximação do primeiro turno das eleições, marcado para o dia 15 de novembro, voltam a circular entre muitos eleitores dúvidas acerca dos votos em branco e nulo. Uma das mais frequentes é: o voto em branco vai para quem está ganhando? A resposta é não.

O voto em branco equivale ao voto nulo: ambos são considerados inválidos. A dúvida acerca do voto em branco persiste porque, antes da promulgação da Lei das Eleições (9.504/97), os votos brancos eram válidos para definição do quociente eleitoral nas eleições proporcionais, sendo, ao final da apuração, somados aos votos recebidos pelo partido ou coligação vencedor.

Aprovada em 1997, a Lei das Eleições pôs fim a essa distorção, ao determinar que "nas eleições proporcionais contam-se como válidos apenas os votos dados a candidatos regularmente inscritos e às legendas partidárias". A partir das Eleições 1998, portanto, os votos em branco deixaram de ser contabilizados nas eleições proporcionais, passando a ser também descartados, como os votos nulos.

Descrição da imagem: urna eletrônica, onde vê-se o teclado numérico e as teclas "Branco", na cor branca; "Corrige", na cor vermelha, e "Confirma", na cor verde


votos em branco eleições

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!