12/01/2025 (21) 979164559

Polícia

Criminosos são presos após furtarem cabos com uniformes falsos da Light

As investigações continuam para identificar possíveis compradores do material furtado, além de outros envolvidos na quadrilha.

Por Redação 08/01/2025 às 12:20:59

Foto: Reprodução

Na madrugada desta quarta-feira (08) , a Polícia Civil do Rio de Janeiro deu um duro golpe contra o crime organizado ao prender em flagrante seis integrantes de uma quadrilha especializada no furto de cabos de energia subterrâneos pertencentes à concessionária Light. A ação ocorreu no coração do Centro da cidade, após meses de investigações conduzidas pela Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD). Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

A audácia do grupo impressionava: vestidos com uniformes falsos da Light, os criminosos utilizavam veículos disfarçados com logomarcas da empresa e até apresentavam ordens de serviço fraudulentas para não levantar suspeitas.

Um policial militar envolvido no esquema está entre os presos da ação. Ele atuava como segurança do grupo enquanto o crime era cometido. A presença dele na empreitada criminosa era fundamental para garantir a falsa aparência de legitimidade das ações da quadrilha.

Outro ponto revelado pela operação foi que um dos integrantes presos em flagrante já estava respondendo em liberdade pela mesma prática criminosa, evidenciando a reincidência e o grau de organização do grupo

No momento da abordagem realizada na Av Nilo Peçanha, no centro, um dos integrantes foi flagrado emergindo de um bueiro, carregando cabos que haviam sido furtados instantes antes. Nos veículos utilizados pela quadrilha, os policiais encontraram toneladas de cabos de cobre, materiais de uso exclusivo da concessionária. Foram apreendidos aproximadamente 800 kg de cabos subtraídos.

Segundo informações da Light, os cabos furtados eram responsáveis por alimentar pontos estratégicos e essenciais da cidade, como o Tribunal de Justiça e diversos hospitais. A pratica criminosa causa enormes prejuízos à concessionária, coloca em risco o funcionamento de serviços essenciais que impactam diretamente a população.l e a qualidade de vida dos cidadãos, bem como fortalece financeiramente as organizações criminosas.

Os seis presos, incluindo o policial militar, foram autuados pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa. As investigações continuam para identificar possíveis compradores do material furtado, além de outros envolvidos na quadrilha.

A Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados reafirma seu compromisso de combater práticas ilícitas que prejudicam diretamente a sociedade e o funcionamento dos serviços públicos.

--

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias

Comunicar erro
Comentários