25/04/2024 (21) 979164559

Cidades

PM implanta programa com foco comunitário em dois bairros da Zona Oeste da capital

Novas equipes serão formadas para estender o programa a outras regiões do estado.

Por Wanessa Dias 21/11/2020 às 15:58:08

Inspirado na filosofia de policiamento de proximidade, o programa Pamesp Bairro Seguro foi implantado nesta nesta quarta-feira (18/11) pela Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro na Zona Oeste da capital: no bairro Jardim Sulacap e na região da Avenida Abelardo Bueno, em Jacarepaguá. Pamesp é a sigla usada pela PM para referir-se ao Patrulhamento Motorizado Especial.

Nessa primeira fase do programa, 20 policiais militares foram capacitados para atuar nas duas regiões com braçadeiras de identificação do programa e veículos adesivados com faixa azul e o símbolo do Pamesp Bairro Seguro, além da identificação da unidade operacional à qual pertencem - no caso 14º BPM (Bangu) e 18º BPM (Jacarepaguá). Os policiais vão atuar em dupla, 24 horas por dia.

Focado na prevenção e colaboração comunitária, o Pamesp Bairro Seguro foi concebido a partir da elaboração do Plano Estratégico da corporação, lançado no início deste ano, estabelecendo como meta prioritária o policiamento de proximidade. Novas equipes serão formadas para estender o programa a outras regiões do estado.

A missão dessas equipes será atuar preventivamente como complemento ao policiamento dos batalhões da área, visando ampliar a sensação de segurança. Os policiais do novo programa estabelecerão contato permanente com a comunidade local - associação de moradores, comerciantes e entidades civis comunitárias em geral. Esse contato com a comunidade possibilitará, além da integração, o acesso a informações sobre demandas locais na área de segurança.

O Pamesp Bairro Seguro não substituirá a atuação emergencial dos setores de radiopatrulha, acionada pelo serviço 190, mas poderá prestar apoio, caso necessário. As equipes vão atuar em área de cobertura indicada pelo comando da unidade operacional.



INSTAGRAN

Comunicar erro
Comentários