Nesta sexta-feira (27/11), dia oficial da Black Friday, os fiscais do Procon Estadual do Rio de Janeiro vistoriaram 25 lojas em seis shoppings localizados nas Zonas Norte, Oeste, Sul e Baixada Fluminense, além de monitorar 10 websites de e-commerce. O objetivo da operação era checar as denúncias e verificar se houve maquiagem de preços, descumprimento da oferta e publicidade enganosa durante a Black Friday e orientar os fornecedores sobre o CDC e normas consumeristas. A ação ocorreu em lojas de eletrodomésticos, vestuários, perfumarias, artigos esportivos, telefonia, móveis e artigos para o lar.
Desde o mês de outubro, a equipe de fiscalização e pesquisa vem monitorando os preços dos itens mais buscados durante a Black Friday. Televisores, celulares, fogões, geladeiras e lavadoras estavam no radar dos agentes. Os fiscais constataram irregularidades na oferta de cinco estabelecimentos comerciais: Natura, Tok e Stok, Claro e duas lojas do Ponto Frio. Todas exibiam o valor das parcelas de forma mais visível do que o preço total do produto e do número de parcelas.
A loja física da Natura apresentou indício de maquiagem de preço de um condicionador para cabelos, que em 13/11 era vendido no valor promocional de R$34,50 por R$22,90. Hoje o produto sofreu aumento, custando R$25,90, como item de Black Friday. Já no e-commerce, dos 10 sites monitorados, os fiscais constataram o mesmo problema em quatro sites. No site Submarino o preço ofertado na promoção Black Friday para uma Smart TV 43" e um notebook foi o mesmo da data antecedente à promoção (26/11/2020). Ainda era informado preço anterior maior do que realmente era praticado para o Notebook.