24/04/2024 (21) 979164559

Cidades

Verão: Corpo de Bombeiros reforça operação nas praias

Corporação investiu mais de R$ 2,7 milhões na aquisição de viaturas, totens e placas e que vão auxiliar atuação dos guarda-vidas

Por Wanessa Dias 21/12/2020 às 17:04:51

Foto: Divulgação

A Operação Verão 2021 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) começa, nesta segunda-feira (21.12), com reforço de efetivo e de equipamentos para garantir a segurança dos banhistas. Cerca de 1,2 mil guarda-vidas da corporação vão monitorar as praias do Estado com o apoio de vinte (20) motos aquáticas novas, recém-adquiridas.

Outra novidade da estação são as 2,5 mil placas de sinalização de perigo e os 200 totens informativos que estão sendo instalados em pontos estratégicos da orla. O material vai complementar a comunicação com os banhistas, que hoje já é feita por meio de bandeiras que alertam sobre os riscos de afogamento (baixo, médio, alto) e sobre a presença de animais marinhos na região.

- A segurança da população é nossa prioridade. O planejamento estratégico adotado pela corporação nesta época do ano tem como objetivo reforçar o atendimento e estimular a conscientização a fim de evitar afogamentos. O investimento feito na aquisição de novas embarcações e na sinalização das praias é superior a R$ 2,7 milhões. É a taxa de incêndio salvando vidas. Além disso, pela primeira vez, vamos dispor de quatro aeronaves para patrulhar todo o litoral fluminense, de Campos a Paraty, todos os fins de semana, para melhorar ainda mais o tempo-resposta dos nossos socorros - afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

Reforço de efetivo

Até março, cerca de 1,2 mil guarda-vidas vão se revezar na orla fluminense, garantindo um reforço de cerca de 50% no efetivo, intensificando o monitoramento das praias e o socorro às vítimas.

A força-tarefa contará, ainda, com apoio de 150 alunos do Curso de Salvamento no Mar (CSMar 2020) e do módulo de Salvamento Marítimo do Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militares Guarda-Vidas (CFSD GV 2019).
INSTAGRAN

Comunicar erro
Comentários