19/04/2024 (21) 979164559

Geral

Hospital Adão Pereira Nunes suspenderá atendimentos a partir deste domingo

A decisão foi tomada pela instabilidade causada sobre a responsabilidade da gestão do hospital

Por Wanessa Dias 16/01/2021 às 13:35:21
O Hospital Adão Pereira Nunes, mais conhecido como Hospital de Saracuruna, localizado em Duque de Caxias, vai suspender os atendimentos a partir da meia noite desta sexta-feira (15), por decisão conjunta do corpo do corpo clínico. A decisão foi tomada pela instabilidade causada sobre a responsabilidade da gestão do hospital, que estava a cargo do Grupo Hygea desde setembro de 2020, dois meses após a unidade passar a ser administrada pela Prefeitura de Duque de Caxias.

A instabilidade teve início a partir de edital lançado no apagar das luzes de 2020 pela Secretaria de Estado de Saúde, tirando o hospital do Município e visando a contratação de uma nova Organização Social (OS). Chama a atenção o curto prazo (entre os dias 23 e 30 de dezembro) para o edital, e o fato de o processo excluir a participação de qualquer agente de outro estado, mostrando claro direcionamento da licitação para parceiros locais. Agora, em janeiro de 2021, o Governo do Estado municipalizou novamente o Hospital, gerando incertezas sobre a manutenção da sua gestão ante a OS contratada no referido edital, ferindo a continuidade da bem-sucedida gestão atual.

O Hospital de Saracuruna é uma referência no estado em casos de grandes traumas e de partos de alto risco, atingindo um volume incontestável de atendimentos por mês. À unidade chegam, 24h por dia, pacientes dos casos mais graves de acidentes ocorridos no Rio de Janeiro, inclusive vítimas de balas perdidas de todas as idades, No dia 15 de janeiro de 2021 se encerraria o primeiro período de 60 dias, de cessão de administração da esfera estadual para a municipal. A renovação dessa cessão seria o caminho natural, de acordo com a legislação, que há 30 anos idealizou o Sistema Único de Saúde (SUS). Entre eles, de que unidades de saúde que atendam casos de urgência e emergência sejam de administração municipal.

GRUPO HYGEA – Fundado em 1988 e com sede em Curitiba (PR), oferece soluções integradas para a gestão da saúde, por meio de uma rede completa, que opera em sinergia com trabalho de mais de 350 colaboradores, na gestão de serviços médicos, desenvolvimento de soluções tecnológicas e treinamentos continuados na área da saúde. O Grupo atua nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, com recrutamento e desenvolvimento de equipes de profissionais para serviços de saúde, além da terceirização de administração de serviços médicos, fornecimento de materiais e equipamentos e gestão plena para os para os setores público e privado.
celular Xiaomi

Comunicar erro
Comentários