19/04/2024 (21) 979164559

Geral

Hemonúcleo de São Gonçalo apela por doações de sangue de todos os tipos

Unidade precisa dobrar o número de doadores por dia

Por Wanessa Dias 22/02/2021 às 19:11:48

Depois de uma semana com desempenho equivalente a um dia, o Hemonúcleo de São Gonçalo faz um apelo para a população: com uma média de 10 doações por dia, o local precisa subir esse desempenho para 20 doações. O Hemonúcleo, que atende às unidades de saúde do município, vinculadas ao SUS, na manhã desta segunda-feira (22) contava com apenas 19 bolsas. Segundo o diretor da unidade, Dr. João Carlos Leão Pereira, seria necessário um estoque de 85 bolsas para manter o funcionamento sem problemas.

"Gostaria de convocar a população de São Gonçalo, uma vez que atendemos cinco unidades de saúde do município e precisamos ter no mínimo 20 doadores por dia para suprir as necessidades. Estamos preparados e seguimos todos os protocolos de segurança para atender a população da melhor forma possível", comentou o diretor.

Uma das doadoras desta semana foi Ana Maria Nascimento, de 60 anos, moradora do Porto Velho, que destacou a importância deste ato de amor ao próximo.

"Sempre fui doadora, doando pelo menos uma vez por ano. Quando você doa seu sangue, você está doando vida. Faço isso como um ato de amor", disse a doadora.

Para fazer a doação é necessário estar em boa condição de saúde, ter entre 18 e 60 anos de idade, não ter nenhuma doença transmitida pelo sangue, não ter nenhum processo inflamatório, não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano. Menores de idade, a partir dos 16 anos, podem doar com a autorização dos responsáveis.


Covid – Com relação ao novo coronavírus, pessoas que já tiveram a doença podem doar, uma vez que não há confirmação de contaminação por transfusão de sangue. Contudo, no protocolo adotado, a pessoa precisa esperar 30 dias para doar, respeitando a janela necessária para evitar o contágio tradicional no ambiente da unidade.

Endereço – O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/n, ao lado do Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.



celular Xiaomi


Comunicar erro
Comentários