17/04/2024 (21) 979164559

Geral

São Gonçalo recebe nova remessa de Astrazeneca para segunda dose

Município vacina com a primeira dose pessoas da população em geral com mais de 40 anos

Por Wanessa Dias 23/06/2021 às 17:08:29

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo recebeu, nesta quarta-feira (23), mais 61.820 mil doses da vacina Astrazeneca. A nova remessa é destinada à imunização com a segunda dose contra o coronavírus. A cidade, além da aplicação da segunda dose das vacinas Coronavac e Astrazeneca, também vacina com a primeira dose pessoas da população em geral com mais de 40 anos em doze pontos de vacinação, quatro deles com drive thru, de segunda a sábado, das 8h às 17h. As lactantes com bebês de até doze meses e autorização médica também podem se vacinar. Nesta quarta-feira, São Gonçalo vacinou 9.684 pessoas, sendo 9.633 com a primeira dose e outras 51 com a segunda dose.

A cidade continua vacinando portuários, trabalhadores da Educação, profissionais de Educação Física, guardas municipais, veterinários – que precisam estar trabalhando e comprovar o vínculo com São Gonçalo (empregatício ou de residência); grávidas e puérperas sem comorbidades com autorização médica; estagiários da saúde atuando em unidade hospitalar, pessoas com comorbidades, pessoas que têm doenças neurológicas crônicas, pessoas com deficiência permanente, pessoas com síndrome de down, trabalhadores da saúde da linha de frente e profissionais da saúde – todos acima dos 18 anos.

Vale lembrar que só as grávidas, puérperas e lactantes têm exclusividade para tomar a vacina da Pfizer. Pessoas com comorbidades, doenças neurológicas crônicas e deficiência permanente também podem tomar esta vacina, segundo o informe técnico do Governo do Estado. No entanto, não há exclusividade, já que estes grupos podem ser vacinados com a Astrazeneca. Para ter escolha do imunizante, o gonçalense deve ter um laudo médico indicando a aplicação da vacina escolhida e os motivos.

Podem se imunizar com a segunda dose da Astrazeneca pessoas que tomaram a vacina há mais de 12 semanas e a CoronaVac também continua disponível para os que têm mais de 21 dias de vacinados. A segunda dose da Pfizer ainda não está disponível. Para a segunda dose, todos devem estar munidos com o comprovante da primeira dose da vacina aplicada no município. Os locais de vacinação recebem as pessoas que chegam até as 16h30 para que os mesmos sejam atendidos até 17h, de segunda-feira a sábado.

Balanço – Desde o início da campanha, a cidade vacinou com a primeira dose 333.152 pessoas, sendo 31.755 trabalhadores da saúde, 135.434 idosos com mais de 60 anos, 1.692 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 105 pessoas de residências terapêuticas, dois indígenas, 78.378 pessoas com comorbidades, 1.227 pessoas com deficiência permanente, 7.540 trabalhadores da educação, 320 trabalhadores das forças de segurança e salvamento, 2.751 acamados, 70.617 pessoas da população em geral com mais de 40 anos, 1.765 pessoas privadas de liberdade, 39 pessoas em situação de rua, 10 portuários e 1.517 gestantes, puérperas e lactantes. Até as 15h desta quarta-feira (23), 141.538 pessoas tinham sido imunizadas com a segunda dose.

Calendário de primeira dose

– Quinta-feira (24): pessoas com mais de 40 anos; portuários, grávidas, puérperas; lactantes com bebês de até seis meses, pessoas em situação de rua, profissionais da educação, profissionais de educação física, guarda municipal, veterinários, estagiários da saúde atuando em unidade hospitalar, pessoas com comorbidades, profissionais de saúde que estão atuando, pessoas com síndrome de down, trabalhadores da saúde da linha de frente, pessoas com doenças neurológicas crônicas e pessoas com deficiência permanente – todos com mais de 18 anos.

– Sexta-feira (25) e sábado (26): pessoas com mais de 37 anos; portuários, grávidas, puérperas; lactantes com bebês de até seis meses, pessoas em situação de rua, profissionais da educação, profissionais de educação física, guarda municipal, veterinários, estagiários da saúde atuando em unidade hospitalar, pessoas com comorbidades, profissionais de saúde que estão atuando, pessoas com síndrome de down, trabalhadores da saúde da linha de frente, pessoas com doenças neurológicas crônicas e pessoas com deficiência permanente – todos com mais de 18 anos.

Locais de vacinação, de segunda a sábado, das 8h às 17h

– Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto

– Salão do Clube Mauá, Centro (não tem Coronavac)

– Umpa Nova Cidade (não tem Coronavac)

– Clínica Gonçalense do Mutondo

– Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, Alcântara (não tem Coronavac)

– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal (não tem Coronavac)

– Polo Sanitário Rio do Ouro (não tem Pfizer e Coronavac)

– PAM Coelho (não tem Pfizer e Coronavac)

– Cras Vista Alegre (não tem Coronavac)

– PAM Neves (não tem Coronavac)

– Umpa Pacheco (não tem Pfizer e Coronavac)

– Estacionamento da Igreja Universal do Reino de Deus de Alcântara (não tem Pfizer e Coronavac)

Pontos com drive thru

– Campo do Clube Mauá, Centro (não tem Coronavac)

– Centro de Tradições Nordestinas, Neves (não tem Coronavac)

– Umpa Nova Cidade (não tem Coronavac)

– Cras Vista Alegre (não tem Coronavac)

Público-alvo e documentação solicitada para primeira dose

– Síndrome de Down a partir de 18 anos

Documentos solicitados: identidade, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação

– Maiores de 18 anos com comorbidades e pessoas com doenças neurológicas crônicas com mais de 18 anos

Documentos solicitados: duas últimas receitas, prescrições ou atestados médicos que comprovem a comorbidade com, no máximo, três meses de emissão, além dos seguintes documentos: identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação.

– Pessoas com deficiências permanentes com mais de 18 anos

Documentos solicitados: laudo médico que indique a deficiência ou cartão de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência ou documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência ou documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência, além de identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação.

– Profissionais da educação, portuários, profissionais de educação física, guarda municipal e veterinários a partir de 18 anos

Documentos solicitados: comprovante de trabalho de qualquer cidade, identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência de São Gonçalo ou outra cidade se for trabalhador de São Gonçalo e carteira de vacinação.

– Estagiários da saúde atuando em unidade hospitalar acima de 18 anos

Documentos solicitados: comprovante de estágio em unidade hospitalar de São Gonçalo, declaração do curso ou faculdade, identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação.

– Pessoas com mais de 40 anos

Identidade, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência de São Gonçalo

– Grávidas com mais de 18 anos

Documentos solicitados: autorização médica por escrito para a aplicação da vacina, comprovante de estado gestacional (declaração médica atestando a gravidez ou cartão de pré-natal), identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação.

– Puérperas e lactantes com bebês de até doze meses com mais de 18 anos

Documentos solicitados: autorização médica por escrito para a aplicação da vacina, identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência, certidão de nascimento da criança ou declaração de nascido-vivo e carteira de vacinação.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.
Comunicar erro
Comentários