29/03/2024 (21) 979164559

Cidades

Projeto "Cidadania Itinerante" atende moradores do Miriambi, em São Gonçalo

Secretaria de Assistência Social inicia ação itinerante

Por Wanessa Dias 31/07/2021 às 18:46:55

Foto: Divulgação / Renan Otto

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Assistência Social de São Gonçalo realizou, na manhã deste sábado (31), o projeto "Cidadania Itinerante", no bairro do Miriambi, uma ação social oferecendo diversos serviços da pasta para as centenas de moradores da localidade que marcaram presença no evento.

Foram oferecidos os serviços de orientação jurídica, isenção para certidão de nascimento, casamento e segunda via de identidade, emissão de CPF, direcionamento sobre Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), orientação ao combate à violência contra as mulheres, aferição de pressão arterial, serviço e orientação odontológica, corte de cabelo, design de sobrancelhas e recreação infantil. A ação social também irá promover a arrecadação de alimentos não perecíveis.

"Esse é apenas o primeiro e já estamos com um cronograma pronto para contemplar outras regiões da cidade. Até por conta da pandemia temos um grupo de pessoas que estão necessitando de diversos serviços que nós podemos oferecer em ações como essa", destacou o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio.

Para fazer esses serviços chegarem até quem de fato necessita, a Secretaria de Assistência Social conta com uma rede de colaboradores de outras secretarias e de órgãos do governo estadual, como o Detran e a Fundação Leão XIII.

"Com apoio do Governo do Estado e demais secretarias, conseguimos garantir esses serviços básicos, além de outras atividades, como recreação infantil, exposição científica, auxílio jurídico e tantos outros, com o objetivo de trazer um pouco de ajuda e conforto para essa pessoas que tanto sofreram nessa pandemia. Não tenho como medir a satisfação de estar atuando neste projeto, estou muito feliz com todo o trabalho realizado na cidade e me sinto realizado em fazer parte deste governo", disse o coordenador do Projeto Cidadania Itinerante, Mauro Faustino.

Dentre as centenas de pessoas que buscaram atendimento, uma das primeiras foi Luciana Pacheco Reis, de 41 anos, moradora do Sacramento. Ela estava há 4 anos tentando tirar uma segunda via de documentos e encontrou na ação da prefeitura a oportunidade de solucionar esse problema.

"Ter essa ação, perto de casa, em um lugar com acessibilidade, fez toda a diferença. O atendimento foi muito bom e ainda me agendaram para uma unidade do Detran que possui acessibilidade. É muito importante essas ações para a população", disse Luciana, que tem limitações de movimentos nos membros inferiores e necessita de uma cadeira de rodas elétrica para se locomover.

Quem também não perdeu a oportunidade foi o pedreiro Jorge Luiz de Oliveira. O morador do Alcântara, de 42 anos, foi buscar orientação sobre programas do governo.

"Por conta da pandemia os trabalhos ainda estão muito instáveis. Desta forma, estou tentando ver se consigo me encaixar em algum auxílio para me ajudar nesse momento tão difícil. Acho esses eventos muito importantes para a população mais carente, que deixa de gastar um dinheiro que faz a diferença na geladeira da família".

Em breve, a Secretaria de Assistência Social irá divulgar os próximos bairros que vão receber o projeto.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.
Comunicar erro
Comentários