20/04/2024 (21) 979164559

Esportes

Rafaela Batista conquista o bronze no Mundial Júnior de Judô, na Itália

Carioca venceu quatro lutas por ippon para garantir a primeira medalha do judô brasileiro na competição

Por Wanessa Dias 08/10/2021 às 06:28:10

Foto: Marina Mayorova/IJF

Os novos talentos do judô brasileiro começaram a brilhar no Campeonato Mundial Júnior de Judô, em Olbia, na região da Sardenha, na Itália. Nesta quarta-feira, 06.10, primeiro dia de competição, a novata Rafaela Batista, de 18 anos, estreou na classe júnior conquistando logo uma medalha de bronze no Mundial na categoria Ligeiro (48kg).

Demonstrando personalidade, Rafaela não se intimidou diante de adversárias europeias e venceu quatro lutas por ippon. O único revés veio nas quartas-de-final, contra a russa Irena Khubulova, que terminou com a prata. Antes disso, ela havia vencido Monica Reyes, dos Estados Unidos, e Giorgia Hagianu, da Romênia.

Na repescagem, Rafaela superou a espanhola Gemma Antona e, na disputa pelo bronze, encaixou um estrangulamento perfeito que fez a francesa Lea Beres bater para desistir do combate.

O Mundial foi apenas a segunda competição internacional de Rafa, que tem como inspiração no judô sua conterrânea e xará, Rafaela Silva. A primeira foi o Pan-Americano Sub-21 de Cali, na Colômbia, onde ficou com a prata após perder na final para Aléxia Nascimento, que terminou o Mundial em 7º lugar.

"Foi incrível! Estou sentindo uma felicidade enorme. Foram lutas duras, difíceis, mas graças a Deus e ao esforço que tenho feito, o resultado saiu", contou Rafaela. "Eu dedico a medalha ao meu irmãozinho e ao sensei Rafael por sempre acreditar em mim".

Rafaela Batista é atleta do Instituto Santa Cruz de Esportes, no Rio de Janeiro, onde é treinada pelo sensei Rafael Barbosa. Ela conheceu o judô aos 9 anos, na escola, como atividade complementar aos estudos. Entre os principais resultados da promissora carreira nos tatames estão o ouro no Meeting Nacional Sub-18 de 2020 e o ouro nos Jogos Escolares da Juventude, de 2019.

Matheus e Aléxia param na repescagem

Outros dois brasileiros que lutaram nesta quarta terminaram em sétimo lugar. No meio-leve masculino (66kg), categoria em que o Brasil teve Daniel Cargnin e Willian Lima campeões mundiais em 2017 e 2019, Matheus Pereira, de 19 anos, venceu duas lutas nas preliminares, mas caiu nas quartas e na repescagem. Matheus já tinha um bronze em Mundial Sub-18, mas não conseguiu repetir o feito no Sub-21 ainda.

Na mesma categoria de Rafaela, o Brasil teve Aléxia Nascimento, de 19 anos, que terminou em 7º. Ela estreou com vitória sobre Marina Vorobeva, da Rússia, mas caiu nas quartas e na repescagem. Aléxia foi campeã pan-americana júnior neste ano.

O Mundial Júnior continua até domingo, com brasileiros em ação todos os dias. Nesta quinta-feira, 07, será a vez de Thayane Lemos (57kg), Nauana Silva (63kg) e Gabriel Falcão (73kg) representar o judô brasileiro.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Curta nossa página no facebook é só clicar no botão

Fonte: Rede do Esporte

Comunicar erro
Comentários