19/04/2024 (21) 979164559

Esportes

Taiane Justino conquista mais duas pratas e um bronze para o Brasil no Mundial Sub-17

Brasileira ganhou prata no arremesso e na soma total, além de bronze no arranco. Ao todo, foram quatro medalhas conquistadas com as duas atletas do país

Por Wanessa Dias 13/10/2021 às 10:33:34

Foto: Dragos Stanica/Divulgação

O Brasil conquistou mais três medalhas no Mundial Sub-17 de Levantamento de Pesos. Nesta terça-feira (12.10), em Jeddah, na Arábia Saudita, a carioca Taiane Justino, de 17 anos, brilhou na categoria +81kg feminina: garantiu o bronze no arranco (94kg), a prata no arremesso (125kg) e novamente prata na soma total (219kg).

Com isso, o país fecha a participação na competição mundial com saldo extremamente positivo. Com duas atletas participando do torneio, o Brasil esteve presente no pódio em quatro oportunidades, com três medalhas de prata e uma de bronze. Na quinta-feira, Júlia Vieira conquistou a prata no arremesso da prova feminina para 55kg, ao levantar 97kg, ficando com a quinta colocação no total.

Taiane Justino entrou com a responsabilidade de ser o segundo maior peso de entrada entre as competidoras. No arranco, fez a primeira tentativa com 91kg, apenas três a menos do que o resultado que lhe garantiu a prata no Pan-Americano da modalidade, realizado em agosto, no México.

A brasileira não decepcionou. Executou o primeiro movimento com serenidade. Na sequência, chegou aos 94kg levantados no México, sem sustos. A terceira tentativa era de 96kg, que lhe daria a prata, mas a brasileira não completou o movimento. Com isso, ficou atrás da turca Fatmagul Cevik, que havia erguido 95kg pouco antes. O ouro foi garantido pela cazaque Rufina Chalkarova, que iniciou com 100kg e completou, com perfeição, 104kg e 107kg em suas tentativas posteriores.

"Gostaria de agradecer a todos que me apoiaram, mandaram mensagens, torceram e me acompanharam. Sou muito grata, estou feliz demais. Não tenho palavras para explicar o quanto estou feliz, é a realização de um sonho", disse a brasileira.

No arremesso, Taiane entrou também com a grande expectativa de medalha. Sua primeira tentativa já era de 115kg, cinco a menos que o levantado no torneio disputado no México em agosto, onde conquistou a prata. Conseguiu completar bem e passou a disputar diretamente com a turca, que já havia falhado em sua segunda tentativa, com 116kg.

Fatmagul buscou 118kg em seu terceiro movimento. Novamente falhou. E Taiane cumpriu, na sequência, 120kg, já com a prata garantida. Mas a brasileira ainda queria ir além. Colocou a meta de 125kg na terceira tentativa, mesmo patamar alcançado por Rufina Chalkarova em sua primeira ida à plataforma.

Muito concentrada, Taiane conseguiu a intenção. Rufina, por sua vez, foi mais além, executando 130kg e 140kg na sequência, dona absoluta do primeiro lugar do pódio. Ao lado dela, no segundo posto, a brasileira, com sensação de que muito mais virá em sua carreira.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Curta nossa página no facebook é só clicar no botão

Fonte: Rede do Esporte

Comunicar erro
Comentários