19/04/2024 (21) 979164559

Cidades

Novas motocicletas da Guarda Municipal irão levar mais segurança nas ruas de Niterói

As viaturas, com duplas de agentes, atenderão demandas do 153 que, em um ano, teve o número de chamadas triplicado

Por Wanessa Dias 21/10/2021 às 17:28:31

Foto: Divulgação / Douglas Macedo

Com o objetivo de dar mais agilidade ao patrulhamento ostensivo e preventivo diário na cidade, a Secretaria de Ordem Pública de Niterói, entregou nesta quinta-feira (21), 18 motocicletas que serão utilizadas pelas coordenadorias especiais da Guarda Municipal de Niterói. O prefeito Axel Grael participou da entrega que aconteceu no Caminho Niemeyer, no Centro. As novas viaturas serão utilizadas também para agilizar o atendimento das demandas do 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

O Cisp é uma ferramenta disponibilizada pela prefeitura de Niterói para atender o mais variado tipo de ocorrências. Desde sua criação em 2015 até agora, o Centro já atendeu a mais de 145 mil chamadas dos moradores de Niterói, uma média de quatro mil por mês, com monitoramento 24 horas por dia.

O chefe do Executivo da cidade destacou a importância da chegada desses veículos no momento em que, o objetivo da Prefeitura, é aumentar a presença da Guarda Municipal nas ruas. "Fizemos um grande esforço de estruturação da GM. Também demos total apoio a área de segurança, apesar de ser uma atribuição do Estado e, dentro de uma política de segurança pública para atender o niteroiense. Também já anunciamos que vamos chamar novos efetivos para ampliar os quadros da Guarda dentro do que a lei permite. Não vamos medir esforços para dar continuidade ao trabalho de apoio ao cidadão e estamos abertos a parcerias" afirmou Axel Grael.

O prefeito lembrou ainda que o Cisp também atua em parceria com a polícia civil, ajudando a elucidar diversos crimes com a ajuda de 522 câmeras e de um sistema de cercamento eletrônico, colaborando para baixar os indicadores de criminalidade. "Durante todo o período de Pandemia, o Cisp teve um papel importante atendendo e orientando a população em diversas áreas", disse Grael.

Das 18 motocicletas entregues hoje, seis serão usadas pelo apoio ao trânsito. Outras duas, vão para a Coordenadoria de Meio a Ambiente, mas serão operadas por guardas municipais, e outras 10 serão utilizadas nas inspetorias regionais. Paulo Henrique de Moraes, secretário de Ordem Pública de Niterói, explicou que o órgão vai deslocar e destacar duplas de motos volantes para a Região Oceânica, Centro, Fonseca e os mais diversos bairros da cidade a fim de atender mais rapidamente as demandas solicitadas pelos cidadãos:

"A Guarda Municipal de Niterói teve no final do ano passado o Plano Decenal de crescimento e são inúmeras medidas que, ao longo de 10 anos, serão executadas para que a nossa guarda continue crescendo com qualidade e atendendo bem ao cidadão. Isso porque, desde o ano passado, nós observamos um crescimento constante de demandas de atendimentos do 153. Essas triplicaram de um ano para cá", explicou Moraes.

O secretário também destacou que as motocicletas serão importantes para utilização em apoio as vans, durante a Operação Verão, lançada em 12 praias no dia 2 de outubro, e que vai até março de 2022.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Curta nossa página no facebook é só clicar no botão

Comunicar erro
Comentários