30/11/2021 (21) 979164559

Cidades

Anuncie 728x90 - Local - 1

São Gonçalo terá mais um Centro de Referência Municipal em Autismo

Prefeitura vai inaugurar a unidade no mês de dezembro

Por Redação 23/11/2021 às 09:50:30

Foto: Divulgação

No próximo mês, a Prefeitura de São Gonçalo, por intermédio da Secretaria de Educação, vai inaugurar mais um Centro de Referência Municipal em Autismo. Nesta segunda-feira (22), o secretário de Educação, Maurício Nascimento, visitou o espaço, no Centro, que está passando por reformas para atender a população. As vagas serão distribuídas para munícipes através de sorteio e serão divulgadas em breve.

A partir de dezembro deste ano, serão atendidas em torno de 150 crianças, sendo ofertados, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, serviços de Fonoaudiologia, Psiquiatria, Fisioterapia, Psicologia, entre outros. O objetivo do Centro de Referência Municipal em Autismo é assistir os alunos, independente de idade, de forma interdisciplinar e humanizada, possibilitando a criação de um espaço de aprendizagem, interação e desenvolvimento intelectual.

"A proposta do prefeito Capitão Nelson é que possamos, cada vez mais, expandir esse tipo de atendimento à população do nosso município, fazendo com que os cuidados a crianças autistas possam chegar a todas as regiões da cidade", afirma Maurício Nascimento.

Conceito de Autismo

O autismo é caracterizado pela dificuldade de comunicação e interação social e por interesses restritos, acompanhados de comportamentos repetitivos. O chamado espectro autista compreende desde os casos mais severos, com quadros de convulsão,, até os com Síndrome de Asperger, em que a capacidade de linguagem e aprendizado são preservadas, mas há dificuldades de adaptação social, empatia na capacidade de compreensão ou percepção dos sentimentos do outro, déficit na linguagem comunicativa, na imaginação e déficit no comportamento, na flexibilidade cognitiva e com esteriotipias motoras.
Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Curta nossa página no Facebook é só clicar no botão

Comunicar erro
Comentários