19/04/2024 (21) 979164559

Política

Prefeito impede fiscalização de vereador na secretaria de saúde de São Gonçalo

Por Wanessa Dias 26/11/2021 às 08:13:28

Foto: Reprodução

O vereador de São Gonçalo Poubel, foi impedido pelo prefeito Capitão Nelson, de fiscalizar a secretaria de saúde do município. Um vídeo que registro a ação, ganhou grande repercussão na Internet.

No vídeo, é possível ver o momento que o vereador e sua equipe estão na recepção da secretaria de saúde. O prefeito, que estava alterado, ordenava que o vereador e nem mesmo a sua equipe continuassem com a fiscalização.

Segundo Poubel, ele foi até a unidade para pedir documento que esclarecesse a demora em cirurgia no sistema público de saúde da cidade.

Procurada, a prefeitura de São Gonçalo informou que A Prefeitura de São Gonçalo que não irá permitir ações irregulares de fiscalização nos espaços públicos, onde haja tumulto e constrangimento, e que há todo um trâmite legal, previsto na Lei Orgânica do município e no regimento interno da Câmara, regulando as fiscalizações de vereadores, que fazem parte de suas atribuições, mas precisam ocorrer dentro da legalidade.

A prefeitura informou ainda que o vereador já vinha extrapolando suas atribuições, em atitudes agressivas ao acompanhar equipes da Vigilância Sanitária em vistorias a estabelecimentos comerciais, e voltou a provocar mal estar durante a permanência na Secretaria de Saúde, e que não há qualquer proibição de fiscalização dos órgãos municipais, por parte do Legislativo, desde que dentro dos limites e formas constitucionalmente previstas, e a extrapolação da previsão legal caracteriza abuso de autoridade.

"Estávamos agindo da forma mais correta e tranquila possível, seguindo a Constituição Federal, a Lei Orgânica e o Regimento Interno. Em nenhum momento ofendi funcionário ou invadi alguma sala, pelo contrário, no próprio vídeo postado em minha rede social mostra o funcionário pedindo que eu fosse atendido dentro da sala. Contudo, mesmo agindo de forma passiva e cumprindo minha real função como vereador, o prefeito Capitão Nelson chegou de forma grotesca gritando com todo mundo e me destratando. O vereador é eleito para fiscalizar e legislar, e que fique claro que quem me colocou na cadeira de vereador foi Deus e o povo e a eles que eu tenho um compromisso e não vai ser prefeito e nem ninguém que vai me fazer parar", disse Poubel.

O São Gonçalo RJ procurou a prefeitura para entender o por que o prefeito impediu a ação do vereador na unidade, mas até a publicação desta matéria, o prefeito ainda não havia se posicionado.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Curta nossa página no Facebook é só clicar no botão



Comunicar erro
Comentários