29/03/2024 (21) 979164559

Cidades

Ordem Pública tem saldo positivo e já projeta ações para 2022

Neste ano, a secretaria realizou ações que impactaram positivamente a vida da população gonçalense

Por Wanessa Dias 24/12/2021 às 07:48:45

Foto: Divulgação

A Secretaria de Ordem Pública realizou ações positivas em 2021, em relação às medidas de segurança pública no município de São Gonçalo. Para o próximo ano, a pasta já projeta mais atividades que irão impactar na vida da população gonçalense, como a retomada do concurso da Guarda Municipal e compra de novos veículos para a corporação, a ampliação da Operação São Gonçalo Presente, novo cadastramento de vendedores autônomos, implementação do projeto "Posturas nos Bairros" e a continuação de ações de ordenamento urbano pela cidade.

Operação Cidade em Ordem - Com uma força tarefa que engloba as secretarias de Ordem Pública, Meio Ambiente, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Saúde e Defesa Civil, através da Vigilância Sanitária e apoio do São Gonçalo Presente, Ronda Ostensiva Municipal da Guarda Municipal (Romu) e policiais do 7º Batalhão da Polícia Militar, operações de ordenamento e fiscalização na cidade foram realizadas semanalmente, às sextas, sábados e domingos, a partir das 22h.

A Secretária de Ordem Pública realizou 49 ações de fiscalizações de forma integrada entre as secretarias, com foco no ordenamento dos espaços públicos, segurança dos moradores e coibindo a realização de eventos clandestinos, construções e estacionamentos irregulares. As ações também garantiram o cumprimento dos decretos municipais com medidas restritivas para evitar a transmissão do coronavírus no período de pandemia.

Ao todo, ações percorreram 41 bairros da cidade, sendo eles Alcântara, Jardim Alcântara, Jardim Catarina, Raul Veiga, Santa Izabel, Vila Três, Jardim Fluminense, Coelho, Almerinda, Colubandê, Laranjal, Vista Alegre, Santa Luzia, Trindade, Mutondo, Nova Cidade, Centro, Estrela do Norte, Boaçu, Vila Iara, Brasilândia, Mutuá, Mutuapira, Porto do Rosa, Itaúna, Mangueira, Camarão, Vila Lage, Neves, Covanca, Barro Vermelho, Santa Catarina, Venda da Cruz, Paraíso, Gradim, Patronato, Boa Vista, Porto Velho, Galo Branco, Rio do Ouro e Maria Paula.


Guarda Municipal - A "Operação Papai Noel", realizada no Centro e em Alcântara, também reforçou o patrulhamento ostensivo pelas vias principais, auxiliando os condutores e pedestres nas questões de trânsito e priorizando a segurança dos moradores.

Ao todo, 41 guardas municipais por dia atuaram nas principais vias do município, com o auxílio de 14 viaturas, entre o horário de 9h às 22h. Um ônibus da Guarda Municipal também está sediado no calçadão de Alcântara neste mês de dezembro garantindo a segurança da população que for às compras durante esse período natalino.

A retomada do concurso da Guarda Municipal e a compra de novos veículos para uso pela corporação são medidas que irão impactar no trabalho realizado pelos agentes.


São Gonçalo Presente - Com a implantação da Operação São Gonçalo Presente, no final do mês de março, as ações de patrulhamento pelas vias da cidade ganharam reforço nos centros comerciais e de grande movimentação. Com 160 homens atuando por dia, realizando ações de policiamento ostensivo através de motos e viaturas, o município tem alcançado a diminuição dos índices de criminalidade.

Em outubro, o município atingiu importantes marcas históricas em relação ao roubo de pedestres e roubo de veículos, com redução de 50,10% e 44,55%, respectivamente segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), no comparativo com o mesmo período de 2020. Foram 229 ocorrências de roubo de pedestres em outubro deste ano contra 459 no mesmo mês do ano passado, diminuindo cerca de 230 registros, tendo o menor número em comparação ao mesmo período desde 2004.

Outro fator que impactou foi o índice de roubos de veículos, havendo uma queda significativa, diminuindo em 44,55% as ocorrências de roubo desse tipo nas ruas de São Gonçalo. No ano passado, foram 193 registros; já este ano, foram 107 ocorrências, alcançando uma diminuição de 86 registros, se tornando a menor marca desde 2006.

Desde a expansão da operação já foram efetuadas 125 cumprimentos de mandado de prisão e captura de foragidos e 146 prisões em flagrante, totalizando 271 criminosos retirados das ruas.

Para o primeiro semestre de 2022, a secretaria já busca a implantação do Programa Estadual de Implantação de Serviços (Proeis) e a expansão da Operação São Gonçalo Presente.


Posturas - A Subsecretaria de Fiscalização de Posturas atuou neste ano em ações de ordenamento urbano no bairro de Alcântara, na organização do espaço público da Estrada Raul Veiga, melhorando o passeio público e garantindo a conscientização dos vendedores e comerciantes sobre as regras de ordenamento na cidade.

Para diminuir a poluição visual na cidade, mais de 150 placas de publicidade irregulares fixadas em postes de iluminação e viadutos de São Gonçalo foram removidas do Centro, Alcântara e Rocha.

A Posturas também tramitou cerca de 8 mil processos, entre legalização de novas empresas em São Gonçalo, denúncias de moradores quantoà ocupação irregular de área pública, comércios em funcionamento sem alvará, perturbação de sossego público. Somente neste ano, 700 vendedores informais e feirantes foram recadastrados e legalizados.

A Subsecretaria de Fiscalização de Posturas também realizará um novo cadastramento de vendedores informais, legalizados junto à Prefeitura de São Gonçalo. Será realizado um levantamento das feiras do município para aberturas de novas vagas para vendedores informais e a implementação do projeto "Posturas nos Bairros", com atendimento itinerante para esclarecimentos de dúvidas sobre a legalização de publicidades, comércios varejistas autônomos e alvarás.

Comunicar erro
Comentários