Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Polícia

Balão de 8 metros é apreendido no Gradim, em São Gonçalo


Foto: Divulgação / PMERJ

Um balão de 8 metros foi apreendido por policiais ambientais na manhã deste domingo (16), após cair no Iate Clube Gonçalense, no bairro Gradim, em São Gonçalo.

De acordo com a Polícia Militar, as equipes realizaram diligências no Cais do Gradim, quando receberam a informação de queda de balão. Os policiais foram até o local e conseguiram apreender o balão.

O ato de soltar balões é crime, além de provocar em risco o espaço aéreo. A prática de soltura de balão é um tipo de penal, o que gera crime de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, conforme a Lei de Crimes. Ambientais (9.605/98) e o Decreto 3.179/99, que a regulamentou.

Segundo o artigo 42 , da lei 9605 de 1998:

"Art. 42. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano:

Pena - detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente."

A lei de crimes ambientais surgiu da necessidade de proteger o meio ambiente, assim como a existência urbana, até porque a soltura de balões pode causar incêndios e danos de natureza imensuráveis.

Conforme já mencionado, o meio ambiente é amparado pela Lei n.º 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 , que pune o infrator, que soltar balões, nas sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Curta nossa página no Facebook é só clicar no botão

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!