27/04/2024 (21) 979164559

Cidades

OFERTAS NA SHOPPE - local1

Corridas de táxis já podem ser pagas com moeda social em Maricá

Cerca de 80 mil pessoas que usam moeda social fazem parte do público-alvo, mas qualquer cidadão pode utilizar o serviço

Por Redacao 25/07/2023 às 19:42:17

Foto: Divulgação

O MumbuCar já é realidade nas ruas de Maricá. A primeira corrida do novo aplicativo que conecta passageiros e taxistas a partir da moeda social Mumbuca – que atualmente é usada por cerca de 80 mil pessoas no município –, foi feita nesta terça-feira (25) pelo prefeito Fabiano Horta e o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá, Hamilton Lacerda. Além da Mumbuca, o aplicativo também aceita dinheiro, pix, débito e crédito.

Não perca nossas principais notícias, participe do nosso grupo de WhatsApp CLIQUE AQUI e fique informado todos os dias. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

O trajeto percorrido foi entre a sede da Prefeitura, no Centro, e o Galpão Tecnológico, em Inoã, onde aconteceu o lançamento oficial do serviço.

Alessandro Evangelista, taxista que inaugurou o serviço, aprovou o aplicativo: "Tudo funcionou muito bem. O mapa funcionou bem, o cálculo da corrida. Essa é mais uma oportunidade de inclusão que a prefeitura e a Codemar estão trazendo para a cidade. É uma forma de melhorar a situação para os taxistas", reconheceu Evangelista.

A plataforma MumbuCar, criada pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e pela Secretaria Municipal de Transportes, traz vantagens para os motoristas de táxi que passam a ter um aplicativo que facilita o início das corridas na cidade e que não cobra qualquer taxa de uso. A cidade como um todo também ganha com a ampliação da mobilidade urbana e o fortalecimento da economia local com o giro da moeda Mumbuca.

Em sua fala, o prefeito Fabiano Horta conclamou os motoristas a aderirem a essa nova iniciativa da Prefeitura de Maricá. "Eu quero pedir aos taxistas que apoiem o aplicativo, usem a plataforma porque todos ganham", disse o prefeito.

Horta destacou o fato de o aplicativo não cobrar taxa dos motoristas. "O MumbuCar entra na proteção da riqueza da cidade, mantendo o dinheiro circulando aqui em Maricá. Quanto mais usar o MumbuCar e a Mumbuca, mais protegerão a área de vocês. Faz a roda da economia local girar", acrescentou Fabiano Horta aos taxistas presentes ao lançamento.

Moderno e justo

Para o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, os taxistas têm acesso a um aplicativo "moderno e justo financeiramente". Lacerda lembrou que as novas funcionalidades chegarão, e a participação dos taxistas e usuários é importante.

Lacerda assegurou que o MumbuCar está pronto e a atualização dele "será constante e feita na nossa Fábrica de Aplicativos".

Desconto nas corridas

Uma das atualizações citadas pelo presidente da Codemar – já em desenvolvimento – é a que permite que motoristas ofereçam descontos nas corridas. "O aplicativo já vai ter um impacto no número de corridas ao facilitar o acesso aos táxis. Sabemos que ele não terá uma tarifa dinâmica, como vista no mercado, que joga o preço muito para cima ou muito para baixo", afirmou Danilo Pitarello, superintendente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Codemar.

"Mas teremos um mecanismo de desconto que o próprio motorista vai poder oferecer. Vamos dar o poder ao taxista, e não impor o preço pela plataforma", garantiu.

Segurança dos passageiros

O MumbuCar é um aplicativo de táxis de Maricá, indo ao encontro da legislação municipal que prevê o transporte de passageiros desta forma em carros vistoriados, identificados e com os motoristas devidamente cadastrados na Secretaria municipal de Transportes. Tudo isso garante a segurança dos passageiros e a confiabilidade do serviço.

O secretário-geral do Sindicato dos Taxistas Autônomos que representa os municípios entre Niterói e Quissamã, Rodrigo Lopes, participou da cerimônia e elogiou a iniciativa.

"Faz cerca de um ano que surgiu essa demanda. A Prefeitura e a Codemar vêm trabalhando nisso intensamente. Agora os taxistas têm um aplicativo bom que vai ajudar taxistas e passageiros da cidade. Com certeza vai aumentar o faturamento do taxista e vai ajudar na mobilidade do município", afirmou Lopes.

O secretário municipal de Governo, João Maurício de Freitas, também esteve presente na cerimônia e destacou os benefícios da nova ferramenta para a população.

Baixe agora o aplicativo

Para passageiros, o aplicativo MumbuCar está disponível tanto para celulares Android quanto para iPhone. Já para motoristas, apenas o aplicativo Android está disponível no momento. A versão para iPhone está sendo finalizada.

Taxistas que queiram entrar para a plataforma podem comparecer, na próxima segunda-feira (31/07), ao Aeroporto de Maricá para cadastro, das 9h às 16h. O taxista precisa levar documentos pessoais, como CNH, comprovante de residência, documentação do veículo e permissão.

Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias. Curta nossa página no Facebook é só clicar no botão


Comunicar erro
Comentários