27/04/2024 (21) 979164559

Cidades

Transportes inicia vistoria de táxis para renovação de licença 2023

Taxistas devem ficar atentos ao calendário, que vai até outubro

Por Redacao 09/08/2023 às 21:27:28

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Transportes da Prefeitura de São Gonçalo iniciou, nesta quarta-feira (9), a vistoria 2023 dos táxis que circulam no município, para a renovação da licença.

Após o processo de credenciamento para vistorias, que foi finalizado no mês passado, os proprietários dos veículos levam os táxis para o processo de vistoria, onde são analisados os itens de segurança do veículo, como lâmpadas, alertas, faróis, estepe, esguicho, estado geral do veículo, pneus, cintos de segurança, além do correto funcionamento do bigorrilho e taxímetro.

"A vistoria anual tem objetivo de oferecer segurança aos passageiros que utlizam os táxis e também garantir a segurança viária em todo o município. O selo de vistoria é a certeza de que o veículo tem plenas condições de circular e de que haverá uma prestação de serviços em veículos que atendem às exigências de segurança previstas pela Semtran", disse o secretário de Transportes, Fábio Lemos.

O calendário de vistoria para renovação de licença 2023 é realizado de acordo com a numeração da autorização de cada veículo; teve início nesta quarta-feira, 9 de agosto, e se estende até o dia 6 de outubro.

Após a verificação de todos os itens estabelecidos pela Semtran e se o veículo não tiver nenhuma pendência, a Secretaria de Transportes fixa o selo de vistoria 2023 no parabrisa do veículo, o taxista também ganha o Certificado de Vistoria emitido pela Semtran, documento de uso obrigatório por todos os taxistas autorizados da cidade, que contém informações como nome do autorizatário, número na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), CPF e dados do veículo.

Autorizatários que forem flagrados sem o certificado por ações de fiscalização da Secretaria de Transportes serão multados pela irregularidade.

"A vistoria dá uma segurança a nós, taxistas, que podemos andar com tudo certo, legalizado. As pessoas veem tanta coisa errada pelas ruas, e a vistoria dá essa confiança aos passageiros, que podem pedir um táxi para ir às compras, voltar pra casa, ou onde tivermos nossos serviços solicitados", disse Sérgio Nogueira, taxista na cidade há 35 anos.

As vistorias acontecem na Rua Sá Carvalho, 686, Brasilândia, no horário de 9h30 às 12h30 e de 13h30 às 17h30.

Comunicar erro
Comentários