25/05/2024 (21) 979164559

Cidades

Imagens mostram base da Guarda Municipal de Niterói abandonada

"Nem mesmo ir ao banheiro dignamente conseguimos", diz um guarda

Por Redacao 20/11/2023 às 22:50:00

Uma série especial do São Gonçalo RJ mostra a realidade vivida por agentes da Guarda Municipal de Niterói, que segundo eles, em meio ao abandono da sede da Cidade da Ordem Pública, no Barreto, na Zona Norte, os servidores sentem a sensação de insegurança e vergonha de servir a corporação. Há anos os guardas lutam por aumento salarial. Hoje o salário base é de apenas R$ 1.083.

Não perca nossas principais notícias, participe do nosso grupo de WhatsApp CLIQUE AQUI e fique informado todos os dias. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.



Quem passa pela rua Craveiro Lopes, já está acostumado a ver a sede que foi construída no dia 22 de novembro de 2016. O local conta com três departamentos, a Cidade da Ordem Pública ocupa uma área de mais de 5,3 mil m² no extinto 4º GCAM do Exército, mas por trás da fachada, os sinais de abandono são visíveis somente para quem tem acesso permitido.

Fotos registradas na parte interna mostram uma dura situação. Guardas municipais fazem como podem para conseguir se refrescar já que, segundo eles, o ar-condicionado está ruim. Uma das fotos mostra um agente deitado ao lado de um pequeno ventilador em meio ao forte calor que foi registrado na semana passada.


Estamos abandonados, como pode uma cidade como Niterói ter uma sede da guarda neste estado? Isso é desumano, não tem como trabalhar nessas condições, estamos sendo tratados pior do que animal, nem um animal deve ser tratado desse jeito. No banheiro não conseguimos nem fazer nossas necessidades direito, pois a porta não tem tranca. O chuveiro está com uma fiação engatilhada, assim como a descarga que está com um pedaço de borracha para poder encher o equipamento. Estão acabando com a instituição, disse um GM que não será identificado.


Ainda segundo os guardas, desde que a cozinha foi transformada em uma dispensa, eles ficaram sem local para fazer as refeições.

Depois que tiraram a cozinha, nós passamos a almoçar nas ruas ou dentro das viaturas, contou outro GM.


Em um dos dormitórios há muito mofo nas paredes e no teto. A parte do gesso desabou, por conta disso, ficou um buraco no teto. O fio da antena da TV passa por uma das luminárias do dormitório.


Ainda na propriedade, há várias viaturas abandonadas, algumas delas sucateadas. Os fundos do terreno se transformou em um cemitério de ambulâncias. No local há muitas garrafas pets acumuladas perto de um valão.


De acordo com o vereador Douglas Gomes, a prefeitura remanejou mais de R$ 18 milhões da Secretaria de Ordem Pública (Seop) para a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) realizar os shows em comemoração aos 450 anos de Niterói, em diferentes pontos da cidade.

Procurada, a assessoria de imprensa da prefeitura de Niterói não se posicionou sobre o caso.

----

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias.

Comunicar erro
Comentários