28/04/2024 (21) 979164559

Cidades

Sobe para 12 número de mortos durante chuva no Rio de Janeiro

Bombeiros já atenderam mais de 360 ocorrências relacionadas

Por Redacao 15/01/2024 às 21:18:44

Foto: Governo do Estado

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) seguem monitorando as precipitações em todo o Estado, atuando para prevenir e minimizar quaisquer possíveis danos.

Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

O Corpo de Bombeiros RJ trabalha ininterruptamente no atendimento às emergências e no socorro às vítimas. Desde sábado (13), foram registrados mais de 360 ocorrências relacionadas às chuvas, em todo o território fluminense. Nas últimas 24 horas, a corporação foi chamada para cerca de 80 salvamentos referentes a resgates de pessoas, inundações/alagamentos, cortes de árvores e desabamentos/deslizamentos.

A Operação do Corpo de Bombeiros RJ para resposta às chuvas conta com o empenho de 2.400 militares, incluindo bombeiros extras divididos em Grupos de Resposta ao Desastre (GRDs), com apoio de viaturas de salvamento, ambulâncias, barcos de alumínio para socorro a pessoas ilhadas por inundações e alagamentos, drones, aeronaves para busca de vítimas e monitoramento das áreas atingidas, cães farejadores, além de especialistas em resgate em estruturas colapsadas, entre outros recursos.


Vítimas

Até o momento, 12 mortes foram confirmadas no Estado.


Em Ricardo de Albuquerque, um homem foi vítima de um desabamento provocado por um deslizamento de terra, na madrugada deste domingo (14), na Rua Moraes Pinheiro. Em Acari, uma mulher foi encontrada sem vida na Rua Matura, 279, possivelmente vítima de afogamento. Em Costa Barros, uma mulher foi vítima de soterramento na Estrada de Botafogo.

Em Nova Iguaçu, uma mulher foi resgatada sem vida em um rio próximo à rua General Rondon e um homem foi a óbito por afogamento na rua Patricia Cristina, em Vila São Luis. Em Comendador Soares, próximo à Passarela da Rua Bernardino de Melo, outra vítima masculina adulta foi resgatada sem vida pelos militares, com sinais de afogamento.

Em São João de Meriti, um homem foi vítima de uma descarga elétrica na Rua Neuza e outro foi vítima de afogamento na Rua Pinto Duarte. Também houve confirmação de um óbito de um homem na Rua Parecis, em Belford Roxo. Em Duque de Caxias, um homem foi vítima de descarga elétrica na Rua Marques de Paranaguá, e outro na Rua Dona Alice Viterbo, em São Bento. Uma mulher foi vítima de afogamento em Saracuruna.

Há relatos de dois desaparecidos no momento: uma vítima feminina adulta que teria submergido após a queda de um veículo no rio Botas, no bairro Andrade Araújo, em Belford Roxo, e uma vítima masculina adulta que teria sido arrastada pela correnteza no Chapadão.

Defesa Civil


Os agentes da Defesa Civil Estadual estão em contato permanente com as Prefeituras, prontos para dando suporte quando as ocorrências extrapolam a capacidade de resposta da gestão municipal.

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) está acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos em todo o território fluminense, enviando alertas para os municípios quando necessário.

O RISCO HIDROLÓGICO é MUITO ALTO nos municípios: Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e São João de Meriti.


O RISCO HIDROLÓGICO É ALTO nos municípios: Itaperuna, Petrópolis, Laje do Muriaé, Teresópolis, São Gonçalo, Japeri, Queimados, Seropédica e Niterói.

O RISCO GEOLÓGICO É ALTO nos municípios: Seropédica, Rio de Janeiro, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Magé, Duque de Caxias, Belford Roxo, Paraty, Angra dos Reis, Teresópolis, Maricá, Paracambi, Niterói, São Gonçalo, Japeri e Queimados.

O monitoramento segue em tempo real e qualquer alteração ou intensificação das condições climáticas poderá resultar na elevação dos níveis de risco.

Previsão

Nas próximas horas, o céu variará entre claro a parcialmente nublado, na maior parte do estado, com pancadas de chuva fraca a moderada de forma isolada, nas regiões Sul, Serrana e Costa Verde, devido a áreas de instabilidade. Os ventos estarão fracos a moderados.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias.

Comunicar erro
Comentários