11/05/2024 (21) 979164559

PolĂ­cia

Mulheres são presas acusadas de exploração de menores

Segundo o apurado, os menores de idade eram obrigados a vender balas em calçadas e sinais, e instruĂ­dos a pedir dinheiro na porta de estabelecimentos comerciais

Por Redacao 28/04/2024 às 13:29:14

Foto: Divulgação

Neste sĂĄbado (28), a Delegacia da Criança e do Adolescente VĂ­tima - DCAV, com apoio da 16ÂȘ DP, deflagrou a Operação"Infância Vendida", visando o combate à exploração do trabalho infantil.

Receba notĂ­cias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

Os Policiais Civis desta Especializada, com apoio da 16ÂȘ DP, prenderam trĂȘs mulheres em flagrante, por exploração de mão de obra infantil na Avenida OlegĂĄrio Maciel, movimentada via na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Segundo o apurado, os menores de idade eram obrigados a vender balas em calçadas e sinais, e instruĂ­dos a pedir dinheiro na porta de estabelecimentos comerciais do bairro, enquanto as suspeitas acompanhavam o trabalho à distância, deixando-os em situação de vulnerabilidade.

Os fatos chegaram ao conhecimento dos policiais após denĂșncias feitas por moradores e lojistas da região. Com as informações, os agentes iniciaram o trabalho de apuração e confirmaram a prĂĄtica cometida pelas acusadas. As mulheres usavam os próprios filhos menores de idade no trabalho.


Restou apurado que duas das mulheres ficavam habitualmente sentadas em frente a uma conhecida drogaria da via, enquanto a outra atuava em outro ponto da rua, todas com crianças pequenas e adolescentes, que transitavam livremente.


As crianças e adolescentes , trabalhavam com vendas de balas e panos de prato nas calçadas, sinais e demais pontos, ou atuavam como pedintes na porta de estabelecimentos. Enquanto isso, as acusadas ficavam sentadas em uma calçada, acompanhando o trabalho à distância.


Segundo o apurado, as crianças costumavam arrecadar uma média de R$ 250,00 em vendas por dia.


Com as trĂȘs mulheres, os agentes da DCAV apreenderam os materiais vendidos pelos menores.


O Conselho Tutelar também participou da ação no acolhimento dos menores e contato de outros responsĂĄveis.


Ao final da ação, agentes da DCAV distribuĂ­ram panfletos visando à conscientização contra a exploração de trabalho infantil e outros tipos de abuso contra criança e adolescentes.


As trĂȘs mulheres, que foram presas em flagrante pelos crimes de maus tratos, abandono de incapaz, abandono intelectual e submeter criança ou adolescente a vexame ou constrangimento, foram encaminhadas a Benfica, para audiĂȘncia de custódia, ficando então à disposição da justiça.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsĂĄvel e que vocĂȘ pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google NotĂ­cias

Comunicar erro
ComentĂĄrios