27/04/2024 (21) 979164559

PolĂ­cia

Policiais de São Gonçalo prendem "pastor" acusado de estuprar fiéis; Veja vídeo

Em todos os relatos das vĂ­timas, os abusos se iniciaram em contatos onde ele descreve ter por elas "carinho de um pai"

Por Redação 19/01/2024 às 20:44:42

Foto: Reprodução

O pastor Angelo Ventura Siqueira, foi preso nesta sexta-feira (19), acusado de pelos crimes de estupro de vulnerĂĄvel e violação sexual mediante fraude, praticados entre os anos de 2010 e 2021, no municĂ­pio de Belford Roxo, no Rio, enquanto exercia a função de lĂ­der espiritual na igreja Ministério Terra do Deus Vivo. VEJA O VÍDEO AQUI

Receba notĂ­cias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

Segundo os relatos apresentados pelas vĂ­timas, Angelo usou a doutrina evangélica, no papel de pastor, para cometer abusos sexuais contra mulheres que eram acolhidas na sua igreja. Ele usou o mesmo modus operandi, ao buscar como vĂ­timas mulheres na maioria com a famĂ­lia desestruturada, sem a figura paterna ou que estivessem passando por momento conturbado em sua relação familiar.

Ele se aproveitava da fragilidade emocional dessas mulheres para se aproximar e convencĂȘ-las a saĂ­rem de suas casas, para residirem em um anexo da casa dele. O pastor afirmava que era uma espécie de "pai" para seus fiéis, em especial para as mulheres que ele acolhia em sua igreja. Usava inclusive a expressão "paistor", afirmando que atuaria como um pastor e, ao mesmo tempo, como o pai que esteve ausente na vida daquelas mulheres.

Em todos os relatos das vĂ­timas, os abusos se iniciaram em contatos onde ele descreve ter por elas "carinho de um pai". Em outros momentos, ele justificava os abusos como ensinamentos de um pai e que aqueles atos serviriam para orientar as vĂ­timas em suas vidas conjugais com seus futuros maridos. Ele dizia: "eu vou te ensinar como um homem deve tratar uma mulher e depois disso vocĂȘ não vai admitir que nenhum homem te trate menos que isso".

Angelo distorcia também a função do gabinete pastoral, local utilizado nas igrejas evangélicas para aconselhamento, e o usava para ter contatos Ă­ntimos com as mulheres, em qualquer tipo de ocasião. As vĂ­timas relataram que ele usava a nomenclatura de gabinete pastoral para encontros em lugares mais diversos e remotos como lanchonetes, shoppings Centers, montes, praias (em horĂĄrios noturnos) e até mesmo no carro dele.

Nesses encontros, ele oferecia vinho às vĂ­timas e se aproveitava para deixĂĄ-las vulnerĂĄveis aos abusos, induzindo-as ao consumo de vinho além do moderado. Ele perguntava sobre as intimidades das vĂ­timas, se tinham relação sexual com alguém e passava a acariciĂĄ-las, sempre dizendo que aquilo não era "pecado" e que as estava ensinando como agir futuramente. Uma vĂ­tima disse que permitia as carĂ­cias e atos sexuais pois se sentia coagida a consentir, jĂĄ que ele dizia que, como autoridade espiritual, não poderia ser questionado. Ele chegou a agredir essa vĂ­tima, quando ela não quis mais ter relações sexuais com ele. A violĂȘncia perpetrada por Ângelo contra as vĂ­timas, lhes causou fortes danos psĂ­quicos.

Outra vĂ­tima foi levada por ele para um motel, jĂĄ bastante alcoolizada, onde questionou porquĂȘ estavam ali, pois ele era um homem casado, então ele afirmou que estavam apenas esperando que ela se recuperasse para ir para casa. Porém, aproveitando-se de seu estado vulnerĂĄvel, ele tirou sua roupa, lhe deu banho e deitou sobre seu corpo. Depois, sem lembrar-se do que aconteceu de fato, a vĂ­tima perguntou a Ângelo se houve penetração, após sentir uma ardĂȘncia na região da vagina, pois ela não tinha qualquer relacionamento havia sete anos, e então ele acabou por assumir para ela que "tinha errado".

Os depoimentos das vĂ­timas foram gravados e transcritos pelo policial responsĂĄvel pela investigação.

Após a expedição do mandado de prisão a equipe da DEAM-SG estava monitorando o alvo que estava em São Paulo e hoje assim que retornou ao Rio de Janeiro foi preso no Bairro Posto 13 em Nova Iguaçu.

Após representação da Autoridade Policial ele foi denunciado em relação a trĂȘs vĂ­tima, sendo uma por estupro de vulnerĂĄvel e as outras duas por violação sexual mediante fraude.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsĂĄvel e que vocĂȘ pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google NotĂ­cias.

Comunicar erro
ComentĂĄrios