27/04/2024 (21) 979164559

Geral

Calor recorde alerta para saúde do coração. Veja como diminuir riscos

Altas temperaturas elevam riscos de infarto, acidente vascular cerebral, arritmias e insuficiência cardíaca. Diretora médica do Hospital Costantini indica práticas para um verão mais saudável

Por Redação 19/01/2024 às 21:26:11

Foto: Divulgação

As altas temperaturas registradas neste verão podem contribuir para fazer de 2024 um dos anos mais quentes da história. São, também, um alerta para a saúde do coração, especialmente para pessoas com doenças cardiovasculares pré-existentes.

Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

"Estes dias quentes que estamos enfrentando, com temperaturas acima dos 30 graus, podem resultar na dilatação dos vasos sanguíneos, levando a uma redução da pressão arterial. Isso faz com que o coração tenha que se esforçar mais para bombear o sangue, o que eleva o risco de eventos como infarto, acidente vascular cerebral, arritmias e insuficiência cardíaca", explica a cardiologista Bianca Maria Prezepiorski, diretora médica do Hospital Cardiológico Costantini, de Curitiba. O hospital é referência nacional no tratamento de doenças do coração.

O calor aumenta a transpiração, o que pode levar à desidratação. Isso pode reduzir o volume sanguíneo, aumentando o esforço do coração para bombear sangue. "O corpo trabalha para se resfriar por meio do aumento do fluxo sanguíneo para a pele, o que pode aumentar a frequência cardíaca, colocando maior carga sobre o coração", afirma a doutora Bianca.

Em resposta à temperatura elevada, os vasos sanguíneos periféricos podem se dilatar para ajudar na dissipação do calor, o que pode causar queda da pressão arterial e exigir mais esforço do coração. Para reduzir esses riscos, a cardiologista indica práticas para um verão mais saudável.

Hidratação adequada - Beba bastante água para compensar a perda de líquidos devido à transpiração. Evite bebidas com cafeína e álcool, pois podem aumentar a desidratação.

Evite atividades extenuantes durante o pico de calor - Reduza atividades físicas intensas durante os períodos mais quentes do dia, optando por atividades mais leves nas horas mais frescas.

Proteção contra o sol - Use roupas leves e de cores claras, além de aplicar protetor solar. Isso ajuda a reduzir o estresse térmico no corpo.

Ambiente fresco - Mantenha-se em ambientes climatizados ou bem ventilados. Evite permanecer por longos períodos em locais excessivamente quentes.

Conheça seus limites - Esteja ciente dos sinais de superaquecimento, como tontura, fraqueza, náusea e falta de ar. Descanse e vá para um local mais fresco. Se esses sintomas persistirem, procure orientação médica.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias.

Comunicar erro
Comentários