28/04/2024 (21) 979164559

Cidades

OFERTAS NA SHOPPE - local1

Carnaval Raiz faz sucesso entre gonçalenses no primeiro dia de folia em São Gonçalo

Festa conta com atrações musicais e a presença da Caravana de Arte e Lazer

Por Redação 12/02/2024 às 09:16:03

Foto: Divulgação

O primeiro dia do Carnaval Raiz 2024 em São Gonçalo, neste sábado (10), foi marcado por muitos foliões aproveitando a programação organizada pela Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo. Nos sete bairros (Porto da Pedra, Santa Catarina, Trindade, Pacheco, Itaúna, Jardim Catarina e Jardim Alcântara) com a festa de Momo, os gonçalenses puderam aproveitar as programações para toda a família.

Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

A festividade continua neste domingo (11), acontece na segunda (12) e termina na terça-feira (13), sempre das 17h à meia-noite. Nos locais que recebem a Caravana, a festa começa mais cedo, às 15h.

Porto da Pedra e Santa Catarina receberam a Caravana de Arte e Lazer, da Fundação de Artes, Esporte e Lazer (Faelsg), neste primeiro dia de folia, o que agradou muito a mamãe Juliana Macedo, de 36 anos, que levou a sua filha Valentina Pereira, de dois anos, para participar das brincadeiras logo nas primeiras horas.

"Está tudo muito legal. Deveria acontecer mais vezes aqui no bairro. Ela já foi no pula-pula e participou da brincadeira com os personagens", disse a garçonete, que estava comendo algodão doce distribuído pela Caravana com a filha.

Já a auxiliar de creche Lavínia Barbosa, de 26 anos, levou as três filhas Emanuele, Eloísa e Valentina, de 11, 9 e 2 anos, respectivamente, para curtir a Caravana em Santa Catarina.

"Estamos chegando para curtir um pouquinho com as crianças. Viemos passear para elas brincarem e se divertirem. Todas fantasiadas no ritmo do Carnaval", falou Lavínia, que foi levar as crianças para buscar o picolé.

No período noturno, o Carnaval Raiz incluiu apresentação de baterias de escola de samba da Liga Gonçalense de Escolas de Samba e Blocos (Ligesb), bandas e DJs. No bairro Porto da Pedra, a bateria da Acadêmicos da Universo foi a primeira a se apresentar. Em seguida, aconteceu o show de pagode com o cantor Clauber Silva.

A operadora de caixa Marcela Drumond, de 23 anos, estava com a família no local. "Não estive de dia. Cheguei agora à noite. Estou gostando muito. Tá bem legal. Vou voltar nos outros dias", disse.

Na Trindade, um dos locais mais tradicionais com festa de Carnaval em São Gonçalo, a família da autônoma Nathália de Oliveira Maciel, de 39 anos, foi inteira aproveitar os festejos, que iniciou com apresentação da Gres Caprichosos de São Gonçalo. "Está ótimo. Vou aproveitar toda a programação nos quatro dias", contou Nathália, que levou o marido, filhas e mãe para o evento. O palco de Itaúna abriu a festividade com a bateria da Escola de Samba do Salgueiro.

Os foliões do bairro Santa Catarina estavam muito animados com a festa. Famílias inteiras curtindo as marchinhas de Carnaval com a banda Parcifal. "Ficamos alguns anos sem Carnaval por conta da pandemia do coronavírus e, ano passado, chuva. Mas este ano está recompensando o tempo que ficamos sem. Foi muito bom durante o dia inteiro, desde a programação das crianças até agora. Isso é Carnaval de verdade", opinou a consultora de cosméticos Kátia Gomes, de 40 anos.

Animação foi o que não faltou também para os foliões gonçalenses no bairro do Pacheco. Milhares de pessoas estiveram nesta primeira noite de folia para curtir os show dos cantores Erick Benini e Clécio Ramos. Uma dessas pessoas foi a babá Patrícia Trindade, de 40 anos.

"Tá tudo ótimo! Depois desses anos que tivemos de pandemia, agora voltou o nosso Carnaval e está perfeito, bem organizado e arrumado. Eu estou pensando em trazer minhas netas no dia em que a Caranava de Arte e Lazer estiver por aqui. Eu mesma sei que vou vir os quatro dias", contou ela que estava fantasiada de borboleta.

Quem esteve no Jardim Alcântara neste sábado (10) pôde curtir o show do Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Unidos do Marimbondo, natural do Paraíso, além do pagode de Juninho Cadência. É o caso de Marta Maria da Conceição, de 53 anos, que estava em companhia de suas duas netas de 12 anos.

"Está tudo maravilhoso! Eu soube do Carnaval Raiz pelas redes sociais e não podia perder, me animei na hora. Estamos todas curtindo, tanto eu quanto minhas netas. Espero que continue tendo nos próximos anos. Estou animada para vir nos quatro dias de Carnaval", disse a doméstica.

No Jardim Catarina, o show dos meninos do Pagode do Martins, naturais do bairro, encantou uma multidão. Julyanna Fernandes, de 28 anos, estava comemorando com as amigas nesta primeira noite de folia.

"Eu soube do Carnaval Raiz pela minha amiga, que me mandou as informações que ela recebeu divulgando o evento. Sou da Amendoeira, mas escolhi vir para o Jardim Catarina neste Carnaval e comemorar com minhas amigas que são daqui. Estávamos há muito tempo sem esse tipo de folia por aqui por São Gonçalo e estou adorando", contou a costureira.

O evento conta com barraquinhas que vendem comidas e bebidas. Agentes da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) garantem a segurança. Perto dos palcos do Carnaval Raiz também há atendimento médico e ambulância para quem precisar de ajuda.

Os foliões devem ficar atentos aos dias e horários da Caravana de Arte e Lazer. Ela será realizada um dia em cada um dos bairros onde haverá o Carnaval Raiz 2024. Nos locais onde a caravana estiver, a programação terá início às 15h. Neste domingo (11), a Caravana estará na Trindade e em Itaúna; na segunda (12), no Jardim Catarina e no Jardim Alcântara; e, na terça (13), no Pacheco.

Endereço dos palcos do Carnaval Raiz 2024

Palco Porto da Pedra

Avenida Joaquim de Oliveira, em frente ao número 35, esquina com a Avenida Governador Macedo Soares.

Palco Trindade

Avenida Dr. Humberto Soeiro de Carvalho próximo a praça Leonor Correa

Palco Pacheco

Rua Angusto Cesário Dias André

Palco Itaúna

Estrada Conceição com a Avenida Trindade, conhecido como Largo de Itaúna ou Rodo de Itaúna

Palco Jardim Catarina

Rua Dr. Albino Imparato em frente a praça da Lona Cultural Lídia Maria da Silva

Palco Jardim Alcântara

Rua Francisco Campos, 241 esquina com a Rua Valente do Couto em frente a praça do colégio

Palco Santa Catarina

Rua Benedito Jardim em frente ao Shopping dos Parafusos, esquina com a rua Dr. Getúlio Vargas

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias

Comunicar erro
Comentários