27/04/2024 (21) 979164559

Cidades

Problemas no bicicletário de Niterói: ratos, insegurança e funcionários se alimentando perto de esgoto; vídeo

O Bicicletário Araribóia teve um investimento de R$ 852.598,79 e foi construído no governo do ex-prefeito e atual secretário Executivo, Rodrigo Neve

Por Wanessa Dias 18/02/2024 às 08:56:10

Foto: Reprodução

Denúncias enviadas ao São Gonçalo RJ expõem a situação atual do Bicicletário Araribóia, apontado como o maior bicicletário de Niterói. Este foi construído ao lado da estação das Barcas, no Centro da cidade, durante a gestão do ex-prefeito e atual secretário Executivo, Rodrigo Neves. O bicicletário, originalmente concebido para oferecer um local seguro com mais de 416 vagas, enfrenta problemas atualmente, incluindo alegações de que as câmeras não estão funcionando adequadamente. Segundo informações, pelo menos quatro bicicletas foram furtadas do local nos últimos dias. (VEJA VÍDEO)

Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

"Externamente, o local apresenta uma estrutura favorável, mas internamente é notavelmente diferente, não refletindo a qualidade esperada para um equipamento construído no Centro da cidade. Os computadores destinados à vigilância integral do bicicletário estão fora de operação. Como resultado, as câmeras não estão capturando qualquer registro", afirmou um funcionário, cuja identidade não será revelada.

Um vídeo capturado dentro da área de recepção revela um ambiente extremamente desconfortável, destacando-se pelas cadeiras danificadas, um buraco na parede e a porta presa a um fragmento de pedra. A imagem também evidencia a presença de ratos não apenas na recepção, mas também saindo da sala de descanso.

"A presença de ratazanas aqui é frequente, elas andam tranquilamente pelos corredores da unidade".

Falando sobre a área de descanso dos funcionários, de acordo com as alegações, há um problema de esgoto no local. "Consequentemente, somos obrigados a armazenar e consumir alimentos ao lado desse esgoto infestado de ratos, com um odor insuportável de fezes e urina", afirmou a fonte.

O espaço foi Inaugurado em março de 2017 como o primeiro bicicletário coberto da cidade, Rodrigo Neves, através do conjunto do programa Niterói de Bicicleta, tomou a iniciativa para construir o maior bicicletário da cidade. Com projetos e processos licitatórios realizados pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento, o equipamento tomou forma e começou a ser construído em junho de 2016, recebendo um investimento de R$ 852.598,79.

Em nota, a A Coordenadoria Niterói de Bicicleta informou através da Prefeitura de Niterói que estão em andamento as obras de reforma do Bicicletário Araribóia. As intervenções incluem, além de estrutura nova de banheiros e acesso, melhorias na sede administrativa e modernização do sistema de monitoramento e segurança. A melhoria da estrutura está sendo priorizada já neste primeiro momento, e que atualmente, a segurança no local está reforçada através de parceria com a Guarda Municipal, que realiza a vigilância do bicicletário.

Ainda segundo a nota, o Controle de Zoonoses realiza vistorias periódicas no equipamento, tendo a última sido no mês passado.

Apesar dessas medidas, a presença contínua de ratos no local persiste, evidenciada por um vídeo registrado recentemente que mostra um roedor na recepção.

Quanto ao problema de esgoto, a coordenação afirmou que o vazamento pontual foi prontamente identificado e corrigido. No entanto, a denúncia expõe uma outra situação.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias

Comunicar erro
Comentários