28/04/2024 (21) 979164559

PolĂ­cia

OFERTAS NA SHOPPE - local1

PF faz operação contra criminosos que causaram prejuízo de mais de R$ 400 mil à Caixa Econômica Federal

Por Redacao 29/02/2024 às 07:02:33

Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira, 29/2, a PolĂ­cia Federal deflagrou a segunda fase da operação Delivery Card visando desarticular organização criminosa dedicada à prĂĄtica de fraudes bancĂĄrias e outros crimes, no Rio de Janeiro.

Receba notĂ­cias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

Na ação de hoje, policiais federais cumprem trĂȘs mandados de busca e apreensão, expedidos pela 10ÂȘ Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro*, nos bairros de Copacabana e Leblon, na Zona Sul, e Barra da Tijuca, na Zona Oeste.


A primeira fase da operação foi deflagrada no dia 22 de setembro de 2022, após o Grupo de Repressão a Crimes Contra a Caixa Econômica Federal (GCEF/PF/RJ) ter identificado os membros da organização criminosa responsĂĄvel pelas fraudes bancĂĄrias eletrônicas que causaram um prejuĂ­zo que ultrapassa R$ 400 (quatrocentos mil reais).


Segundo a investigação, os criminosos compraram, de forma irregular, passagens aéreas usando cartões clonados da CAIXA. Para evitar suspeitas, as passagens eram posteriormente vendidas a baixo custo em uma rede social, sob o pretexto de terem sido adquiridas em programas de milhagem.


As investigações foram iniciadas com base em informações fornecidas pela Coordenação de Repressão a Fraudes BancĂĄrias Eletrônicas (CBAN/CGCIBER/DCIBER/PF), unidade localizada em BrasĂ­lia. A CBAN é responsĂĄvel por gerenciar a base TentĂĄculos, instituĂ­da pela PolĂ­cia Federal com o objetivo de reprimir fraudes bancĂĄrias eletrônicas, mediante o esforço cooperativo e a integração da PF com as PolĂ­cias Civis e as instituições bancĂĄrias, através da Febraban.


Os investigados podem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de organização criminosa, furto qualificado mediante fraude e lavagem de dinheiro, cujas penas podem somar mais de 26 anos de prisão.


O nome da operação faz referĂȘncia aos crimes de clonagem de cartões e de lavagem de dinheiro cometido por meio de empresas de delivery, atividade escolhida pela organização criminosa para lavar os valores provenientes de crimes.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsĂĄvel e que vocĂȘ pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google NotĂ­cias

Comunicar erro
ComentĂĄrios