27/04/2024 (21) 979164559

PolĂ­cia

Zinho é transferido para presídio federal em Mato Grosso do Sul

Em menos de um ano, Estado transferiu 18 presos de alta periculosidade para presĂ­dios federais de segurança mĂĄxima

Por Redação 17/03/2024 às 07:49:19

Miliciano Zinho - Foto: Reprodução

O Governo do Estado realizou, neste sĂĄbado (16/03), a transferĂȘncia do miliciano Luiz Antônio da Silva Braga, o Zinho, da PenitenciĂĄria Laércio da Costa Pelegrino (Bangu 1), no Complexo de Gericinó, para a PenitenciĂĄria Federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. A operação, realizada pela Secretaria de Estado de Administração PenitenciĂĄria do Rio de Janeiro (Seap), envolveu 16 policiais penais do SOE/GSSE e cinco viaturas da Seap, que escoltaram o miliciano de Bangu até o Aeroporto Santos Dumont, onde foi entregue a cinco policiais penais da Secretaria Nacional de PolĂ­ticas Penais (Senappen), responsĂĄveis por escoltar o criminoso até a penitenciĂĄria de Mato Grosso do Sul.

Receba notĂ­cias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

Na mesma operação, também foi transferido Marcelo de Luna Silva, o Boquinha, que ao lado de Zinho é acusado de integrar a principal milĂ­cia da Zona Oeste do Rio. A Justiça do Rio decretou, no mĂȘs passado, a transferĂȘncia de ambos para um presĂ­dio federal de segurança mĂĄxima.

-Hoje transferimos dois criminosos de alta periculosidade para presĂ­dios federais com total segurança, sem o registro de nenhuma ocorrĂȘncia. Com a transferĂȘncia de lideranças de milĂ­cias e de facções para presĂ­dios em outros estados, conseguimos interromper uma cadeia de comando que eles continuam exercendo mesmo estando presos-, declarou o governador ClĂĄudio Castro.

-A ação de hoje mostra que a Seap, juntamente com a Senappen, estĂĄ trabalhando de forma cada vez mais integrada em prol da segurança do povo do Rio de Janeiro. Estamos cumprindo o nosso papel de preservar a ordem e a disciplina junto às unidades prisionais, coibindo que essas lideranças se articulem para além dos muros - afirmou a secretĂĄria de Estado de Administração PenitenciĂĄria, Maria Rosa Lo Duca Nebel.

Relembre a prisão

Luiz Antônio da Silva Braga foi preso em 24 de dezembro de 2023 em uma operação conjunta entre a Secretaria de Estado de Segurança PĂșblica e a PolĂ­cia Federal. ResponsĂĄvel por comandar os ataques à Zona Oeste no final do ano passado, o criminoso se apresentou, na véspera do Natal, na SuperintendĂȘncia Regional da PolĂ­cia Federal do estado, após negociações entre seus defensores, a Secretaria de Segurança PĂșblica e a PF. À época, havia, pelo menos, 12 mandados de prisão contra o miliciano expedidos pela Justiça.

Nos Ășltimos meses, Estado transferiu 18 presos de alta periculosidade para presĂ­dios federais

Em julho e agosto de 2023, o Governo do Estado fez uma megaoperação para a transferĂȘncia de 16 lideranças criminosas para presĂ­dios federais. Com as duas transferĂȘncias realizadas hoje, o governo transferiu, em menos de um ano, 18 presos de alta periculosidade.

A megaoperação do ano passado foi realizada com total segurança e sem nenhuma ocorrĂȘncia de forma conjunta pela Secretaria de Estado de Administração PenitenciĂĄria do Rio de Janeiro com outras forças de segurança, como a PolĂ­cia Civil, PolĂ­cia Militar, Corpo de Bombeiros, PolĂ­cia Federal e Senappen.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsĂĄvel e que vocĂȘ pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google NotĂ­cias



Comunicar erro
ComentĂĄrios