12/04/2024 (21) 979164559

Política

Antigos rivais na política se unem por troca de interesses em ano eleitoral

Seja em Niterói ou em São Gonçalo, a rivalidade pol√≠tica nem √© lembrada quando o interesse parece ser maior.

Por Breendon Santos 02/04/2024 às 21:09:10

Foto: Redes Sociais

H√° quem ache que a briga pol√≠tica pode ser eterna, sem uma possibilidade de união. Candidatos rivais a prefeituras se estranham durante o tempo eleitoral, ou até anos antes. Troca de acusações, insultos e afastamento pol√≠tico é vis√≠vel, mas no fim o interesse vence. São Gonçalo e Niterói são os exemplos claro disso.

Receba not√≠cias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

São Gonçalo

Recentemente, em São Gonçalo, Aparecida Panisset e Graça Mattos, duas mulheres antigas na pol√≠tica e grandes rivais, estiveram juntas - lado a lado - defendendo a candidatura de Dimas Gadelha à prefeitura da cidade. A união surpreendeu a todos, principalmente devido à rivalidade.

Aparecida Panisset sempre foi acusada de disseminar Fake News por Graça Mattos, após diversos panfletos afirmarem que Graça era mãe de santo e "cuspia no prato que comia" terem sido espalhados nas vésperas da eleição municipal em 2004. Por ser uma cidade de maioria evangélica, Graça Mattos perdeu a eleição e nunca mais se solidificou com expressão no munic√≠pio. O panfleto continha uma foto falsa e muito mal editada, mas em uma era de pouco acesso à internet, caiu como uma bomba.

Pelo que tudo indica, Panisset ser√° vice-prefeita de Dimas Gadelha (PT) e procura se aliar ainda mais com o meio evangélico. J√° Graça Mattos ainda não é poss√≠vel saber o seu destino final. Mas, até então, o maior motivo da união é derrotar o favorito Capitão Nelson nas urnas.

Niterói

Na cidade sorriso não foi diferente. Rodrigo Neves e Felipe Peixoto, grandes rivais desde 2012, deixaram a inimizade de lado e se uniram por motivos. Troca de acusações, processos na justiça e até mesmo ação no Supremo Tribunal Federal foram "esquecidas" para tentar derrotar o candidato Carlos Jordy (PL) nas urnas.

Felipe Peixoto j√° foi acusado pelo então candidato Rodrigo Neves de ter "falido" a Secretaria de Sa√ļde durante o seu mandato, o que gerou den√ļncia pela Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) por falsas acusações.

Nas redes sociais, eleitores de Felipe Peixoto o chamam de "traidor", pois ele era o nome mais forte contra Neves e um dos √ļnicos que denunciava poss√≠veis irregularidades na gestão do Pedetista. Ainda não é poss√≠vel saber o motivo da desist√™ncia de candidatura de Felipe Peixoto para apoiar seu rival.

Rodrigo também quer o apoio do Partido dos trabalhadores na sua candidatura, mas conta com uma poss√≠vel trava; Washington Quaqu√°. O vice-presidente nacional do PT j√° trocou farpas com Rodrigo em 2023, o que pode atrapalhar o apoio e candidatura à Neves.

Rodrigo Neves chamou Quaqu√° de esperto, afirmando o conhecer bem. O parlamentar chamou o pedetista de "ingrato" e afirmou que Rodrigo Neves foi a Bras√≠lia pleitear um cargo no governo federal após a derrota na disputa pelo Pal√°cio Guanabara, mas foi preterido e acabou voltando para Niterói de mãos abanando.

Por conta disso, Quaqu√° poder√° dificultar um poss√≠vel apoio do seu partido, ou não apoiar√° diretamente. Mas, no mundo da pol√≠tica, tudo pode mudar, e quem acusou pode voltar atr√°s, e o acusado ser grato, independente das acusações.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação respons√°vel e que voc√™ pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Not√≠cias

Comunicar erro
Coment√°rios