30/04/2024 (21) 979164559

Cidades

Petrobras pode ser a responsável por vazamento que interrompeu fornecimento de água na região metropolitana

Vazamento pode ter saido de um oleoduto da Petrobras.

Por Breendon Santos 04/04/2024 às 20:25:33

Foto: Divulgação/CEDAE

Não seria a primeira vez que um vazamento de produto químico que traz danos ao meio ambiente seja de responsabilidade da Petrobras. Pois é. Segundo representantes da Secretaria de Estado de Ambiente do RJ e da Cedae, vazamento do produto tolueno no Rio Macacu é de responsabilidade da petrolífera.

Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

Durante uma coletiva de imprensa realizada no Palácio Guanabara, o presidente da Cedae, Aguinaldo Ballon, e o secretário de meio ambiente Bernardo Rossi, afirmaram que foram tomadas medidas de contenção. Eles anunciaram que na noite de hoje a água será analisada para verificar os níveis de tolueno, uma substância química tóxica que foi detectada durante o processo de captação.

O tolueno, a substância química detectada pela Cedae, é gerado durante a produção de gasolina e é utilizado como matéria-prima em solventes orgânicos, presentes em colas e tintas. Ainda não há previsão concreta de retorno da água para quase 2 milhões de moradores da Região Metropolitana.

Somente no Rio, a petrolífera já foi responsável por inúmeros vazamentos de produtos químicos relacionados ao petróleo. No ano 2000, cerca de 1,3 milhão de litros de óleo combustível vazou nas águas da Baía de Guanabara.


---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias

Comunicar erro
Comentários