27/04/2024 (21) 979164559

Cidades

OFERTAS NA SHOPPE - local1

Centro de Referência em Autismo de São Gonçalo completa cinco anos

Unidade oferece terapias e atendimento especial para pessoas com TEA

Por Redação 16/04/2024 às 17:43:22

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (16), o dia foi de festa para os atendidos do Centro de Referência Municipal em Autismo Maria José da Silva Rodrigues (CRMA), no Gradim. A unidade, que atende pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), completou cinco anos de funcionamento e preparou uma festa com direito a brincadeiras como fliperama, pula-pula, totó e air hockey, além de um lanche preparado especialmente para os atendidos.

Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!


"É muito importante celebrar estes cinco anos de funcionamento dessa unidade que acolhe e ajuda tanto a comunidade. Os dois CRMAs estão de parabéns pelo atendimento aos autistas em São Gonçalo, trazendo as terapias necessárias para que eles se desenvolvam. É muito bom poder fornecer este tipo de atendimento no município", disse o secretário de Educação, Maurício Nascimento.

O Centro de Referência em Autismo Maria José da Silva Rodrigues realiza terapias personalizadas para a necessidade de cada atendido, que englobam Sala de Recursos, oficinas de Artes, Educação Musical, Inglês, Educação Física, Psicologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Fisioterapia, entre outras especialidades.


Também são oferecidos atendimentos com nutricionista, dentista, psiquiatra, assistentes social, técnico de enfermagem, que colaboram para o desenvolvimento pleno do autista. Além dos atendimentos, a unidade oferece uma merenda saudável, como forma de trabalhar a seletividade alimentar junto a nutrição.


Além do cuidado com os atendidos, há também um acolhimento dos responsáveis que, muitas vezes, ficam na sala de espera aguardando os atendimentos. Aproveitando esse momento, já foram promovidos vários projetos como palestras, cursos , oficinas de maquiagem, culinária, atendimento com dentista e rodas de conversa para otimizar o tempo dos responsáveis.


O ingresso nos Centros de Referência em Autismo acontece por meio de sorteio e, no momento, é preciso aguardar a disponibilização de novas vagas. Para pleitear um lugar, o candidato deve ter laudo de autismo, morar no município de São Gonçalo e estar devidamente matriculado em uma escola municipal.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias

Comunicar erro
Comentários