17/05/2024 (21) 979164559

Cidades

São Gonçalo ganha vida e beleza com os canteiros de plantas, que deslumbram os olhares com suas cores vibrantes

Espaços públicos recebem cuidados constantes da Secretaria de Conservação

Por Redação 18/04/2024 às 08:31:53

Foto: Divulgação

São Gonçalo é uma cidade tomada por canteiros. Em diferentes espaços públicos, são cultivadas diversas espécies de plantas que dão cores ao município. O trabalho é de responsabilidade das equipes da Subsecretaria de Parques e Jardins, vinculada à Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo. São elas que cultivam cerca de 15 mil mudas de plantas por mês no horto municipal e depois as levam para os canteiros.

Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!


As plantas ficam no Horto por cerca de 30 dias até serem replantadas no espaço adequado. Dentre as espécies que são cultivadas no local, estão a alpinia, o cróton, a dracena tricolor, a aspargo pluma e outras. Todas essas espécies são de baixa manutenção.


O secretário de Conservação, Edson Leal, falou sobre o trabalho que realiza com os canteiros no município e destacou a importância da preservação deles por parte também da população.


A Subsecretaria de Parques e Jardins vem realizando o trabalho de paisagismo na cidade com o intuito de criar ambientes mais bonitos e harmoniosos. Os canteiros têm sido implementados em pontos estratégicos e de grande movimento em São Gonçalo para contribuir com a humanização dos espaços, elevando a autoestima do cidadão gonçalense. A manutenção desses canteiros é constante e, por isso, é muito importante destacar que se faz necessário que criemos uma consciência de preservação dos espaços públicos para que possamos aumentar o número de canteiros no município e, dessa forma, deixar nossas ruas mais belas", disse.


Os gonçalenses concordam com a beleza que as plantas dos canteiros trazem para o município. Esse é o caso do taxista André Marques. "Os canteiros são bem conservados e trazem muitas cores para São Gonçalo. Eu acho ótimo! Também sempre vejo as equipes da Conservação cuidando desses locais e acredito que a Prefeitura vem fazendo um trabalho legal nesse sentido", relatou.


Moradora do Centro de São Gonçalo, Suyana Vieira, de 49 anos, vê constantemente o canteiro que fica localizado em frente à Igreja Matriz. Para ela, o local também está sendo bem cuidado. "Vejo sempre essas equipes aqui revitalizando o espaço. Essas plantas dão mais cor ao município e nos deixam próximos da natureza", afirmou.


Dentre os canteiros mais conhecidos, estão o que carrega o nome de São Gonçalo localizado em frente à Igreja Matriz, no Centro; o que tem o letreiro com o nome da cidade e fica em Tribobó; o canteiro de palmeiras localizado no polo de autopeças do Jardim Alcântara, além de um canteiro no Restaurante do Povo, no Alcântara. As praças do município também possuem diversos canteiros.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias

Comunicar erro
Comentários