19/05/2024 (21) 979164559

Geral

Ciclone extratropical próximo à Argentina poderá trazer mais chuvas para o Rio Grande do Sul

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 90 o número de mortos devido às chuvas

Por Breendon Santos 07/05/2024 às 22:07:45

Foto: divulgação/Agência Brasil

Desde a semana passada, o Rio Grande do Sul enfrenta uma situação de calamidade pública devido às fortes chuvas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou que a situação pode se agravar devido à formação de um ciclone extratropical entre o norte da Argentina e o sul do Uruguai.

Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

Até o último relatório da Defesa Civil, o número de mortos devido aos temporais chegou a 90, com 131 desaparecidos e 362 feridos.

A frente fria que avança pelo estado gaúcho deve persistir, causando instabilidade em outras regiões até o final desta terça-feira (7) e ao longo da quarta-feira (8). Segundo o Inmet, apesar da previsão de um breve período quente e seco no início da semana, estão previstas rajadas de vento acima de 60 km/h, especialmente na região de Santa Maria e nas encostas, além das proximidades do Planalto gaúcho. Em toda a fronteira com o Uruguai, áreas de instabilidade devem provocar chuvas volumosas e temporais, com até 150 mm de precipitação.

Na região que abrange Pelotas até o oeste do Rio Grande do Sul, em cidades como Alegrete e São Borja, são esperados temporais com rajadas de vento superiores a 70 km/h e possibilidade de queda de granizo. Com a formação do ciclone, previsto para se deslocar em direção ao oceano, há previsão de queda acentuada das temperaturas máximas, acompanhadas de rajadas de vento acima de 80 km/h e chuvas entre 20 e 50 mm em diversas partes do estado.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias

Comunicar erro
Comentários