18/05/2024 (21) 979164559

Geral

OFERTAS NA SHOPPE - local1

Arroz, carnes e outros alimentos podem ficar ainda mais caros nos próximos dias

Inflação sobre alimentos como arroz e carnes causada por chuvas no Rio Grande do Sul podem pressionar IPCA

Por Redação 08/05/2024 às 08:52:43

Foto: Reprodução/Twitter

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul estão causando preocupações entre economistas e analistas financeiros devido ao potencial impacto no aumento dos preços dos alimentos, como arroz, proteína animal e óleo de soja. A expectativa é que a inflação de 2024 sofra uma elevação de pelo menos 0,1 ponto percentual no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

As chuvas torrenciais que assolaram o estado gaúcho já resultaram em mais de 80 mortes e afetaram 345 municípios, segundo dados da Defesa Civil do governo do Rio Grande do Sul. Agora, o temor se volta para as consequências econômicas desse desastre natural.

Segundo análises de economistas, a produção agrícola gaúcha, especialmente de grãos como soja e arroz, será fortemente afetada, o que deve refletir diretamente nos preços desses alimentos. Estima-se que o preço do arroz no varejo poderá aumentar em até 20%, dada a relevância do Rio Grande do Sul na produção nacional, respondendo por 70% da safra do país.

Tatiana Pinheiro, economista-chefe da Galapagos, ressalta que o arroz será o primeiro produto a apresentar elevação de preços nos supermercados. Além do arroz, outros alimentos também devem sofrer aumentos significativos, como milho, feijão, carne suína, carne de frango, óleo de soja e leite.

A crise também afetará a produção de proteína animal, já que o estado concentra um grande número de frigoríficos de abate de aves e suínos. A destruição de estradas e vias de transporte dificultará o escoamento da produção, levando a um aumento nos preços das carnes.

Carlos Lopes, economista do Banco BV, estima que o impacto das chuvas no estado poderá gerar uma alta de 0,2 a 0,3 ponto percentual no IPCA para 2024. O risco é maior devido aos problemas de armazenagem das safras, que podem levar a perdas significativas.

Diante desse cenário, organizações do terceiro setor e órgãos públicos têm se mobilizado para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias

Comunicar erro
Comentários