18/05/2024 (21) 979164559

Geral

Queda nos Tiroteios: São Gonçalo registra diminuição de 24% em Abril; total 3 pessoas morreram

O mapa da violência armada destaca os municípios mais afetados, com o Rio de Janeiro

Por Júlio Terra 08/05/2024 às 12:19:01

Foto: Marcelo Tavares

No cenário da violência armada na região metropolitana do Rio de Janeiro, São Gonçalo apresenta um cenário de queda nos tiroteios durante o mês de abril deste ano. De acordo com o relatório mensal do Instituto Fogo Cruzado, o mês concentrou 201 tiroteios/disparos de arma de fogo, revelando uma diminuição de 24% em comparação com o mesmo período de 2023, que registrou 263 tiroteios.

Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!


Dos 201 tiroteios ocorridos em abril, 32% deles, totalizando 65, aconteceram durante ações e operações policiais. Em contrapartida, no mesmo período de 2023, 35% dos tiroteios (93 no total) ocorreram em tais circunstâncias.

Embora haja uma redução nos indicadores de violência armada, o coordenador regional do Instituto Fogo Cruzado no Rio de Janeiro, Carlos Nhanga, destaca que a proporção de vítimas em ações policiais permanece quase a mesma. Em abril de 2023, quase metade dos baleados foram atingidos em operações policiais, um dado que se repete em 2024, refletindo a continuidade dos protocolos de uso da força nesses cenários.

A análise dos dados revela que houve uma queda de 32% no número de mortos e 30% no número de feridos em comparação com abril de 2023. No entanto, a preocupação com as operações policiais persiste, uma vez que quase metade das 123 pessoas baleadas em abril deste ano foram vítimas dessas ações.

O mapa da violência armada destaca os municípios mais afetados, com o Rio de Janeiro liderando em número de tiroteios, mortos e feridos, seguido por São João de Meriti, Queimados e, em menor escala, São Gonçalo. Entre os bairros, Brás de Pina, Maré, Vila Isabel, Santa Cruz e Tijuca figuram como os mais impactados pela violência armada.

Esses dados refletem um cenário complexo e desafiador, no qual a segurança pública continua sendo uma preocupação central. A busca por soluções efetivas e a implementação de políticas públicas são fundamentais para garantir a proteção da população e a redução da violência armada na região metropolitana do Rio de Janeiro.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias

Comunicar erro
Comentários