26/04/2024 (21) 979164559

Cidades

Programa RJ Alimenta distribuiu mais de 250 mil refeições

Por Wanessa Dias 09/10/2020 às 18:00:08

Foto: Divulgação

O programa RJ Alimenta distribuiu mais de 250 mil refeições - entre café da manhã, almoço e jantar - nos primeiros 40 dias. Foram mais de 196 toneladas de alimentos. As refeições gratuitas beneficiam pessoas em situação de vulnerabilidade nos Restaurantes Cidadãos de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Central do Brasil durante a pandemia da Covid-19. A meta era distribuir 180 mil refeições por mês. É o caso do jovem Reginaldo Conceição, de 28 anos, que mora nas ruas próximas da Central do Brasil e faz três refeições todos os dias, desde o início do programa. Durante a entrega do almoço, o rapaz pediu a assistente social que o encaminhasse para um abrigo: "Moro na rua há 10 anos e venho aqui todos os dias para as três refeições. Não tenho família e quero ir para um abrigo para me levantar e trabalhar. A assistência social também me ajudou a tirar os documentos", conta o rapaz.

Os assistentes sociais e os educadores atuam nas unidades para conversar com os beneficiados, tirar dúvidas, entender as necessidades para assim aplica- lás de forma correta e humanizada. Nos últimos 30 dias, entre certidões de nascimento e registros civil foram 76 solicitações de documentação nas unidades do RJ Alimenta. Priscila do Carmo é assistente social da Fundação Leão Xlll e foi designada a assumir a unidade da Central do Brasil e ressalta a importância do programa para a população: "É um desafio. Nós temos um público muito grande e tem dias que a gente distribui as mil refeições em 30, 40 minutos. O RJ Alimenta está sendo essencial, pois o aumento da população em situação de rua aumentou muito e eles contam para gente que se não tivessem essa oferta aqui, não teriam como se alimentar", afirma Priscila.

Em meio a tantas pessoas na fila, José Carlos Rodrigues, de 74 anos, conta que mora sozinho em um quarto na região Central e almoça todos os dias pelo projeto: "Essa é minha única refeição do dia, venho todos os dias pegar o almoço. (O projeto) É muito importante para mim, porque o benefício que ganho eu uso para me vestir e comprar algumas frutas para comer ao longo do dia. Eu espero que o projeto continue porque ajuda muita gente necessitada", afirmou o homem que está desempregado há 12 anos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Leão Xlll, a maioria das pessoas que buscam pelas refeições do programa RJ Alimenta são homens, 66,3%, e 32,5%, mulheres. Desse total, 77,3% dos usuários afirmam ter outro local para almoçar, enquanto 22,7% não têm. Outro dado que chama a atenção é a situação dessas pessoas, onde 54,2% se apresentam como pessoas em situação de vulnerabilidade, enquanto 45,8% estão em situação de rua.

INSTAGRAN

Comunicar erro
Comentários