26/04/2024 (21) 979164559

PolĂ­cia

Defensoria Pública pede informações à PM sobre operações em Niterói e no Rio durante a pandemia

Por Wanessa Dias 25/10/2020 às 05:46:39

O NĂșcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) da Defensoria PĂșblica do Rio enviou ofĂ­cio à PolĂ­cia Militar questionando as ações policiais ocorridas em Manguinhos, no Catumbi e no Jacarezinho nos Ășltimos dias. Uma delas resultou na morte do universitĂĄrio Caio Gomes Soares, de 23 anos, no Morro da Coroa, na Ășltima segunda-feira.

Os ofĂ­cios foram expedidos para os batalhões locais (4 e 5 BPMs) bem como para o Comando de Operações Especiais, e para o Estado Maior, por conta da ocupação no Complexo do Viradouro, em Niterói.

As operações policiais nas comunidades do Rio estão suspensas durante a pandemia, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), com exceção de situações consideradas excepcionais.

"A Defensoria PĂșblica acompanha com preocupação os recentes episódios de violĂȘncia, como a morte do jovem Caio dentro de sua residĂȘncia, no contexto de incursões policiais. À luz da decisão do STF que determinou, entre outras medidas, a suspensão das operações policiais durante a pandemia, solicitamos informações à PolĂ­cia Militar", disse a subdefensora-geral Paloma Lamego.


Lozoya lembra que, apesar das operações, não hĂĄ notĂ­cia de aumento de letalidade policial nos Ășltimos meses. De julho a setembro houve redução de 70% nesse Ă­ndice.

"Com a chegada das respostas, nós vamos poder entender qual é o conceito utilizado para a excepcionalidade dessas ações para identificar uma compatibilidade, uma razoabilidade, uma coerĂȘncia desse conceito. A partir de então, nós poderemos provocar o STF, caso esteja ocorrendo um descumprimento da decisão", afirmou Paloma.

INSTAGRAN


Comunicar erro
ComentĂĄrios