19/05/2024 (21) 979164559

Geral

OFERTAS NA SHOPPE - local1

Hospital da Mulher oferece curso gratuito de yoga a colaboradores

Aulas contribuem para o equilíbrio emocional e bem-estar físico dos profissionais

Por Wanessa Dias 13/11/2020 às 01:29:12

A música tranquila no ambiente transmite calma e introspecção. As posturas relaxam os músculos, e os pensamentos ficam mais leves a cada prática. Assim tem sido a experiência dos colaboradores do Hospital da Mulher Heloneida Studart que estão participando das aulas gratuitas do Curso Yoga para o Bem-Estar, desenvolvido exclusivamente para eles. A iniciativa é da professora voluntária Mabel Feres, em parceria com a médica Ana Tereza Derraik Barbosa, diretora da maternidade em São João de Meriti.

A prática, que beneficia o corpo, a mente e o espírito, teve a aula inaugural no dia 7 de outubro e vai até 13 de novembro, com aulas presenciais no auditório da unidade. Os funcionários se reúnem, respeitando as regras de distanciamento, todas as segundas, quartas e sextas, das 14h30 às 15h. Também é possível assistir online, mesmo que não esteja no local nos dias e horários agendados.

Yoga é uma filosofia milenar que tem como objetivo principal levar o praticante a um estado de paz e tranquilidade, colocando-o em contato consigo mesmo. Formada no Brasil e na Índia, Mabel idealizou o curso como parte do programa Profissional Integral, em que as técnicas são utilizadas para prevenir os efeitos nocivos do estresse crônico e da ansiedade no ambiente de trabalho.

"O retorno por parte dos colaboradores é sensacional. Relatam como um momento de pausa onde podem recarregar energias", conta Ana Teresa.

Contra o estresse, projeto de yoga laboral

Pesquisa realizada em 2018 pela International Stress Management Association do Brasil aponta que 72% dos brasileiros no mercado de trabalho sofre alguma consequência do estresse crônico. No contexto da pandemia, o quadro foi agravado, assim como os sintomas de medo e ansiedade, especialmente onde os profissionais estão em constante exposição, como nos ambientes hospitalares.

"A prática de yoga pode ajudar a restabelecer o equilíbrio do corpo, da mente e do organismo como um todo. Com ela aprende-se a olhar para dentro e a viver o momento, ampliando a capacidade de concentração e ação no presente, o que gera maior estabilidade emocional, habilidade para gerenciar frustrações e conflitos e para lidar melhor com os imprevistos da vida", explica a professora.

Foi o que percebeu Grazielle Souza, funcionária do setor de faturamento do hospital, satisfeita com o que alcançou com as aulas: "Gostei muito do resultado porque tranquiliza a gente e dá um relaxamento na correria do dia a dia. Tem me ajudado bastante a lidar com a pressão do trabalho".

Mabel relata que os benefícios estavam entre seus planos ao elaborar o projeto de yoga laboral: "Muitas práticas do yoga têm o potencial de ajudar a diminuir a ansiedade e o estresse crônico, com a vantagem de serem muito fáceis e acessíveis. Levar essas práticas para o Hospital da Mulher é uma forma simples e eficiente de prevenir e tratar efeitos nocivos, garantindo profissionais mais equilibrados, empáticos e felizes".

A supervisora de enfermagem Jéssica Santana notou a quão benéfica pode ser a prática já na primeira experiência: "Fiquei bastante relaxada. Essa aula no meio do dia faz bem porque relaxa a mente e a musculatura e renova a gente até o fim do expediente".

Além das aulas de yoga gravadas, os alunos poderão acessar meditações guiadas, exercícios de respiração e relaxamentos, técnicas e práticas para serem utilizadas quando quiserem. "A ideia principal do curso é que o aluno termine esses dias levando consigo práticas para o dia a dia, para ter um impacto positivo na vida mesmo", afirma Mabel.

Marise Rodrigues, que também trabalha no faturamento, celebra a oportunidade: "Estou me sentindo muito bem. Eu sentia muito peso nas costas e muitas dores na região cervical e tenho tendinite. As dores desapareceram, e os exercícios estão impactando de maneira positiva. Sinto um alívio com o alongamento e com o trabalho da respiração, que eu não sabia. Estou aprendendo a respirar e assistindo as videoaulas em casa".

O Hospital da Mulher Heloneida Studart é uma unidade que atende pacientes com alto risco gestacional e realiza em média 450 partos e 80 cirurgias ginecológicas por mês. Cerca de 3.000 consultas de emergência e 2.000 consultas de pré-natal acontecem mensalmente no hospital. A unidade conta com 52 leitos de alojamento conjunto, 29 leitos de unidades intermediárias (UI) nenonatais, 20 leitos de UTI neonatal e 10 leitos de UI materna. Nela também é o oferecido o serviço SOS Mulher, que atende vítimas de violência sexual.

Comunicar erro
Comentários